Reconstrução do rosto do faraó Tutancâmon - Divulgação / Soura Films / Christian Corbet
Tutancâmon

Reconstrução feita por escultor revela aparência do faraó Tutancâmon

Rosto do faraó egípcio foi confeccionado em detalhes após mais de 3.300 anos

Giovanna Gomes Publicado em 09/12/2022, às 15h34

Christian Corbet, escultor canadense que ficou conhecido em 2013 por esculpir o príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, apresentou recentemente seu mais novo trabalho. Desta vez, o desafio foi ainda maior, afinal, o artista teve de reconstruir o rosto de uma figura histórica que viveu há mais de 3.300 anos: o faraó Tutancâmon.

Para isso, utilizou-se da técnica da tomografia computadorizada, conforme informou ao Mirror, e contou com a ajuda de Andrew Nelson, da Western University do Canadá. O resultado, como mencionou o portal de notícias UOL, vem sendo considerado a reconstrução mais realista da aparência do rei egípcio já feita.

"Trabalhamos a partir do modelo 3D do crânio e, em seguida, adicionamos as camadas de músculos e realmente construímos o rosto", disse Nelson ao jornal britânico.

A anatomia de seu crânio guiou a reconstrução facial, então acho que é uma aparência muito mais realista do que qualquer uma das que vimos no passado", destacou o profissional.

Segundo a fonte, as reconstruções anteriores utilizavam-se de marcadores de tecido baseados em homens brancos. Assim, para garantir maior fidelidade ao projeto, Corbet decidiu usar recursos que tomassem como base a figura de um homem egípcio comum.

Imagens do processo de reconstrução do rosto / Crédito: Divulgação / Soura Films / Christian Corbet

 

"Eu então construí os músculos camada por camada até que a reconstrução forense estivesse completa", explicou o escultor.

Resultado impressionante

Corbet mencionou ao Mirror que os antigos egípcios utilizavam linho embebido em resina no crânio dos faraós a fim de preservar o rosto após a mumificação. Desse modo, o software teve de distinguir entre o próprio crânio e a substância. Apesar dos desafios enfrentados no processo, o canadense acredita que Tutancâmon teria gostado do resultado.

"De alguma forma mágica, ele me lembrou que era um faraó e concedeu a aprovação do trabalho concluído", brincou Corbet. "Como artista, você simplesmente sabe quando algo está certo."

De acordo com a fonte, a recriação foi feita para um documentário sobre o rei egípcio. A obra, produzida pela Soura Films, foi intitulada "Tutancâmon: Aliados e Inimigos" e deve ser exibida pela emissora pública estadunidense PBS.

Egito História Faraó Rei notícias Tutancâmon aparência egípcio

Leia também

Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA