O jornalista Ayub Meahzi - Divulgação / Facebook
Jornalista

Repórter que realizava matérias sobre escavações ilegais é jogado de prédio em Bangladesh

Jornalista realizava reportagens em defesa do meio ambiente

Giovanna Gomes Publicado em 18/04/2023, às 08h52

Em Bangladesh, um repórter de 34 anos de idade foi atacado, espancado e jogado do segundo andar do prédio em que trabalhava. O motivo, aparentemente, foram suas reportagens sobre escavações ilegais em colinas da região.

Ayub Meahzi sofreu lesões graves, incluindo fraturas nas costas, costelas quebradas e um corte na cabeça causado por um facão, tendo de ficar vários dias internado no hospital.

De acordo com informações do portal MediaTalks, do UOL, o ataque se deu em Chattogram, a segunda maior cidade de Bangladesh, onde Meahzi trabalhava como jornalista freelancer e correspondente para o diário nacional Janobani e o diário local Shangu.

Grupo armado

Meahzi relatou que um grupo de 10 homens armados com facões e barras de ferro invadiu o escritório em 4 de abril, o agrediu e roubou computadores, destruiu celulares e levou dinheiro em espécie.

Ele acredita que o ataque tenha sido motivado por suas recentes reportagens sobre cortes de colinas envolvendo agentes do governo de Bangladesh e grupos criminosos que escavam o solo para vender a terra para olarias enquanto oferecem terrenos por preços abaixo do mercado a imobiliárias e especuladores, prejudicando o meio ambiente.

O coordenador do programa do Comitê de Proteção a Jornalistas para a Ásia enfatizou a importância de as autoridades agirem com mais empenho para proteger os profissionais de jornalismo ambiental que denunciam ações prejudiciais à natureza envolvendo interesses poderosos.

Embora um homem tenha sido preso, Meahzi afirmou que ele não estava envolvido no ataque e foi liberado sob fiança.

jornalista Bangladesh ambientalista jogado

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência