Ator Robert Downey Jr. no filme Trovão Tropical (2008) - Divulgação
Estados Unidos

Robert Downey Jr. afirma que fez blackface em filme de 2008 para "mostrar quão errado é"

Ator, que já havia se pronunciado durante o lançamento de Trovão Tropical, voltou a falar sobre o assunto. Para ele "o filme é sobre o quão errado é fazer blackface"

Caio Tortamano Publicado em 21/01/2020, às 16h02

O astro de Hollywood, Robert Downey Jr., conhecido pelo papel de Tony Stark voltou aos holofotes — mais uma vez — pelo seu controverso personagem no filme Trovão Tropical (2008). Na obra cinematográfica, Downey interpreta Kirk Lazarus, um ator branco que realizou uma cirurgia questionável para escurecer a sua pele.

Com a temática do blackface vindo à tona, o ator afirmou, durante uma entrevista recente ao Joe Rogan Show, que as piadas do filme são sobre o quão errado é a prática. “Posso expor (com esse papel) o quão presunçosos são esses atores que acham que podem fazer qualquer coisa”, afirmou o astro. "Em minha defesa, o filme é sobre o quão errado é fazer blackface".

Downey contou que até mesmo sua mãe lhe aconselhou a não fazer o papel, mas refletiu a respeito e pensou que poderia "conseguir viver uma pessoa negra, pelo menos enquanto estava filmando".

Blackface era uma prática teatral racista do fim do século 19, onde atores brancos satirizavam o comportamento das populações negras de maneira caricata e preconceituosa, pintando os próprios rostos com carvão.

racismo Cinema blackface robert downey jr

Leia também

Em leilão, guitarra que pertencia a Prince pode ser arrematada por US$ 600 mil


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mulher que vive em McDonald's no Leblon lança campanha de arrecadação online


Tecnologia permite conversar com sobreviventes do Holocausto por chamada de vídeo


Rei Charles teria sido impedido de entregar presente a neto


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria