Cabeça fóssil de sapo de 270 milhões de anos e o sapo Kermit, dos Muppets - Divulgação/Instituto Smithsonian/Brittany M. Hance / Reprodução/Disney
Paleontologia

Sapo de 270 milhões de anos é nomeado em homenagem a Kermit, dos Muppets

Guardado há quase 40 anos no Museu Nacional de História Natural do Instituto Smithsonian, nos Estados Unidos, fóssil foi descrito e nomeado só recentemente

Éric Moreira Publicado em 25/03/2024, às 09h36

Recentemente, pesquisadores do Museu Nacional de História Natural do Instituto Smithsonian, nos Estados Unidos, descreveram e nomearam um fóssil de anfíbio de 270 milhões de anos. Ele estava guardado no local há mais de 40 anos sem um estudo mais aprofundado.

Curiosamente, o nome escolhido foi uma homenagem a, talvez, o sapo mais famoso da cultura pop: Caco, dos Muppets, originalmente chamado Kermit. Porém, a escolha não foi à toa: o Kermitops gratus também possui um focinho levemente afilado e "olhos esbugalhados". O estudo foi publicado na última quinta-feira, 21, na revista Zoological Journal of the Linnean Society.

Conforme descrito pela Folha de S. Paulo, em grego, "ops" significa "cara de", portanto "Kermitops" se refere à aparência do animal com o sapo dos Muppets. Já o epíteto "gratus", do latim "gratidão", seria uma homenagem e agradecimento ao trabalho de Nicholas Gotton III, paleontólogo já falecido da Smithsonian que descobriu o fóssil do anfíbio.

Vale explicar a razão para tanta demora na catalogação do animal: ele foi encontrado em meio a escavações para a formação Clear Fork, no Texas, realizadas em 1984. Porém, como uma grande quantidade de ossos foi encontrada no local, nem todo o material escavado pôde ser estudado na época.

+ Pesquisadores identificam anfíbio de 240 milhões de anos encontrado intacto

Esperamos sinceramente atingir um público maior ao nomear a espécie com homenagem ao sapo Kermit", afirma à Folha via e-mail Calvin So, doutorando na Universidade de George Washington e primeiro autor do artigo, sobre sua pretensão com a homenagem ao muppet.

Sobre o Kermitops

Conforme descrito no estudo, o Kermitops é um representante primitivo da superclasse dos tetrápodes, anterior à Era dos Dinossauros (de 251 a 66 milhões de anos).

+ Fóssil de grande anfíbio mais antigo que dinossauros é descoberto no RS

Com um tamanho que não devia passar dos 15cm, pode ter sido um representante dos atuais anfíbios; porém, ainda está muito distante do clado que inclui os sapos e as salamandras atuais.

Mundo sapo notícias estudo Paleontologia Muppets Kermitops gratus Kermit

Leia também

Estados Unidos: Bombeiros resgatam cadela presa dentro de parede


Viagem de Harry e Meghan à Nigéria deixou a família real ‘furiosa’, diz jornal


Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Caso Richthofen: Defesa de Cristian Cravinhos pede progressão ao regime aberto