Imagem meramente ilustrativa de uma mulher usando máscara - Getty Images
Estados Unidos

“Sim, estamos falhando”, diz membro do escalão da saúde pública, sobre postura dos EUA em meio à pandemia

A preocupação é ainda maior após o aumento de casos da variante Delta e a recusa da vacina por parte da população

Penélope Coelho Publicado em 09/08/2021, às 09h18

De acordo com informações da agência de notícias AFP, publicadas pelo UOL, no último domingo, 8, o diretor dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH), Francis Collins, deu uma entrevista para o programa This Week da ABC e falou sobre a atual postura dos EUA em meio ao aumento de casos do novo coronavírus.

Para o funcionário do alto escalão da saúde pública, o país está fracassando na luta contra a Covid-19. Sabe-se que atualmente a variante Delta, uma cepa do vírus altamente transmissível, fez com que o número de casos no país voltasse a crescer, deixando os EUA em uma situação de alerta em meio à pandemia.

Os hospitais estadunidenses voltaram a ficar sobrecarregados e os jovens estão sendo cada vez mais afetados pelo vírus.

“Nunca deveríamos ter chegado onde estamos [...] Sim, estamos falhando”, afirmou Francis. Para o diretor da NIH, a problemática está relacionada à estagnação da vacinação, já que muitos se recusam a receber o imunizante.

“Esta não é uma declaração política, nem uma violação da sua liberdade. Trata-se de um dispositivo médico que salva vidas”, afirmou Collins sobre a vacina.

O diretor continuou: "Não estaríamos onde estamos com este aumento da Delta se tivéssemos sido mais eficazes na vacinação de todos [...] Agora estamos pagando um preço terrível”, finalizou.


Sobre a Covid-19

De acordo com as últimas informações divulgadas pelos órgãos de saúde, desde o início da pandemia os Estados Unidos registrma 35,8 milhões de casos de pessoas infectadas, e as mortes em decorrência da doença já chegam em 617 mil no país.  

Em 1º de dezembro de 2019, o primeiro paciente apresentava sintomas do novo coronavírus em Wuhan, epicentro da doença na China, apontou um estudo publicado na revista científica The Lancet em fevereiro deste ano.  

Estados Unidos notícias pandemia vacina coronavírus covid-19 variante Delta

Leia também

Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Padre rouba mais de 200 mil reais da igreja para gastar em jogos de celular


Casal escreve declaração de amor em placa turística e acaba preso em Goiânia


11 de setembro: Cenas inéditas do atentado podem aparecer no novo filme de Coppola


Imagem mais nítida de nebulosa Cabeça de Cavalo é registrada por James Webb