Van se aproxima de fura pneus em pedágio de Ecatepec - Divulgação / Vídeo / El Universal
México

Sistema que fura pneus é novidade em pedágio no México

O dispositivo, chamado de 'poncha llantas', começou a funcionar última terça-feira, 18

Redação Publicado em 19/01/2022, às 07h27

Com o objetivo de impedir que motoristas passem sem pagar, uma concessionária decidiu instalar um sistema que fura pneus em um pedágio de Ecatepec, no México. A ideia do "poncha llantas", como é chamado o dispositivo, foi posta em prática na última terça-feira, 18, e, aparentemente, tem funcionado.

Cerca de duas horas após a instalação do equipamento, ocorreu a primeira tentativa de burlar o pedágio. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento exato em que o motorista de uma van avança e, logo em seguida, recua com o aparecimento de uma barra de lanças com pontas afiadas à frente do veículo.

Conforme informações do UOL, o mecanismo é acionado junto com um alarme sonoro assim que o motorista decide passar pela cancela sem pagar o valor da tarifa. De acordo com a imprensa local, uma carreta que ignorou o 'poncha llantas' acabou ficando parada a 8 quilômetros do local, em razão do estrago provocado nos pneus.

A menos de dos horas de que entrará en operación el sistema de “poncha llantas” en la caseta de Ecatepec, un chofer del transporte público intentó evadir el pago del peaje. Mejor se regresó a pagar #Video: Yara Silva pic.twitter.com/S3QIGFmKl9

— El Universal (@El_Universal_Mx) January 18, 2022

Segundo o diretor de operações do Circuito Exterior Mexicano Javier Castro Félix , aumentou enormemente no últimos anos o número de motoristas que decidiu passar por pedágios sem pagar a tarifa no país.

Ele justificou a introdução do fura pneus como uma forma "de proteger a integridade dos trabalhadores e dos próprios motoristas que utilizam a rodovia".

Conforme o portal de notícias, estima-se que, ao longo do ano de 2021, mais de 19 milhões de mexicanos deixaram de pagar tarifas de pedágios, o que resultou em um prejuízo de 1,5 bilhão de pesos, valor equivalente a cerca de R$ 407 milhões, para as concessionárias.

México pneu Imposto pedágio pagamento fura concessionária

Leia também

Em leilão, guitarra que pertencia a Prince pode ser arrematada por US$ 600 mil


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mulher que vive em McDonald's no Leblon lança campanha de arrecadação online


Tecnologia permite conversar com sobreviventes do Holocausto por chamada de vídeo


Rei Charles teria sido impedido de entregar presente a neto


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria