Capa do livro 'Ingrid, a filha do comandante' - Buzz Editora
Holocausto

Sobrevivente do Holocausto recorda romance com filha de comandante de Treblinka

Em 'Ingrid, a filha do comandante', Gabriel Waldman revela detalhes do romance com filha do comandante de Treblinka e possivelmente o executor de sua família

Fabio Previdelli Publicado em 25/04/2024, às 15h09

Nascido na Hungria, em 1938, Gabriel Waldman enfrentou a ascensão do nazismo na Segunda Guerra Mundial e teve que lidar com a perda de quase toda sua família, de origem judaica, nos campos de concentração da Polônia. 

+ A saga de Gabriel Waldman: o homem que viveu os horrores do nazismo e a opressão do comunismo na Hungria

Com o fim do conflito e o domínio de seu país pelos comunistas, Waldman e sua mãe se refugiaram na Áustria, em 1949, antes de se instalarem no Brasil, em 1952. Por aqui, Gabriel viveu um dos episódios mais nebulosos e intrigantes de sua vida. 

Um romance proibido

Lançado pela Buzz Editora e com crítica de Celso Lafer e Marcio Pitliuk, 'Ingrid, a filha do comandante', narra o romance vivido por Gabriel Waldman enquanto ele estava na escola, em São Paulo, e durou quase um ano. 

Capa do livro 'Ingrid, a filha do comandante' - Buzz Editora

 

Entretanto, Waldman não sabia que o pai de sua amada, Ingrid, era Franz Stanglcomandante nazista do campo de extermínio de Treblinka durante a Segunda Guerra Mundial e, possivelmente, o executor de sua família, pai, tios e primos, e de outros 900 mil judeus. 

Ingrid é filha de Franz Stangl, comandante nazista do campo de extermínio de Treblinka durante a Segunda Guerra Mundial. Gabriel Waldman é um judeu sobrevivente do Holocausto. Suas vidas são atravessadas por esse que foi um dos episódios mais tenebrosos da história recente", diz a sinopse do livro.

Passado cinco décadas desde a relação, a autoficção acompanha Gabriel em busca de entender tudo o que aconteceu no relacionamento amoroso que o abalará profundamente, para sempre.

 

Personagem Nazismo Segunda Guerra livro notícias Holocausto cultura romance sobrevivente Franz Stangl Gabriel Waldman comandante

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência