Imagem ilustrativa de Marte - Pixabay
Astronomia

Super-humanos devem ser criados para se estabelecerem em Marte, diz cientista

Segundo astrobióloga do Instituto Lunar e Planetário de Houston, a mudança pode ser necessária caso as pessoas queiram “viver, trabalhar e prosperar”, no Planeta Vermelho

Fabio Previdelli Publicado em 21/05/2020, às 06h00

No futuro, astronautas devem ter seu DNA alterado antes de fazerem uma perigosa e traiçoeira viagem até Marte. A frase pode até parecer meio controversa ou impossível, mas a ideia foi sugerida em um seminário online organizado pela Academia de Ciências de Nova York.

Durante um webinar realizado na semana passada, a astrobióloga do Instituto Lunar e Planetário de Houston, Kennda Lynch, debateu a ideia. “[A mudança de DNA] pode precisar entrar em cena se as pessoas quiserem viver, trabalhar, prosperar, estabelecer sua família e permanecer em Marte".

Isso pode ser necessário pois os viajantes espaciais, provavelmente, precisarão se tornar super-humanos — com células resistentes à radiação e osso extra fortes — para sobreviverem à viagem.

"É quando esse tipo de tecnologia pode ser crítica ou necessária", acrescentou. Assim, as alterações no DNA dos astronautas podem ajudá-los a suportarem uma enxurrada de radiação cósmica e ambientes extremamente mortais na superfície do planeta.

Outra alternativa para superarem esses extremos seria a “terraformação”, um processo no qual os cientistas mudam permanentemente o clima de um planeta. "E como podemos fazer isso sem mudarmos o planeta antes de partirmos e descobrirmos se a vida realmente estava lá?", disse Lynch durante o evento.

Várias agências espaciais e até empresas privadas prometeram estabelecer o primeiro homem no Planeta Vermelho nas próximas duas décadas. A Nasa espera pousar astronautas em Marte até 2030. Já a SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, pretende enviar até um milhão de pessoas ao planeta até 2050.

Nasa Marte notícia astronautas Elon Musk Planeta Vermelho mudança genética

Leia também

Narrador que presenciou acidente de Senna revela bastidores da tragédia: ‘Clima de morte’


Maior rival de Senna, Alain Prost posta homenagem ao piloto que faleceu há 30 anos


Madeleine McCann: mensagem deixada por amigo de suspeito mudou rumo das investigações


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Criador de 'Bebê Rena' impediu os próprios pais de assistirem série