Na imagem, criança estuda em casa - Getty Images
Brasil

Texto-base de projeto que visa ensino domiciliar é aprovado na Câmara

A permissão do 'homeschooling' era uma das metas para os cem primeiros dias do governo Bolsonaro

Redação Publicado em 19/05/2022, às 11h30

A Câmara dos Deputados aprovou ontem, 18, o texto-base do projeto de lei que prevê a possibilidade do ensino domiciliar para crianças e adolescentes no Brasil. Os parlamentares aprovaram, na ocasião, o regime de urgência para a tramitação do projeto, o que permitiu a votação imediata.

Segundo informações do G1, o texto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) a fim de permitir o 'homeschooling' na educação básica, da pré-escola ao ensino médio. Muitos profissionais e instituições voltadas a educação, no entanto, são contrários à medida.

"As famílias já têm o seu direito garantido para a escolha da educação de crianças e adolescentes. A lei permite aos pais, mães ou tutores que escolham qual escola, linha pedagógica e o que consideram mais adequado para a educação dos seus filhos. A educação familiar desvaloriza a profissão dos docentes e a ciência", declarou o deputado Bacelar (BA), líder do PV na Câmara.

"O que está sendo feito é isolar crianças. A escola é majoritariamente plural, generosa, com processo de elaboração do cognitivo e do emocional, onde você aprende a ganhar e perder", disse a também deputada Alice Portugal (PC do B-BA).

Tema estava entre as propostas de Bolsonaro

Em geral, defendem a alteração da LDB os partidos da base do governo Bolsonaro, quem havia incluído o tema entre as metas dos primeiros cem dias de seu mandato.

Para o Capitão Alberto Neto (AM), vice-líder do PL, a permissão da educação domiciliar é uma forma de regularizar a condição de famílias que já adotam a prática. "Mais de 11 mil crianças praticam o homeschooling, queremos apenas regulamentar. Nosso objetivo é trabalhar por todos".

"Eu sou um pai educador, um pai que durante a pandemia fez a opção pelo homeschooling", disse o deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), quem argumenta que "a educação domiciliar permite o favorecimento dos vínculos familiares."

educação câmara projeto Texto Ensino domiciliar Homeschooling

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada