Lawrence Faucette - Divulgação / Centro Médico da Universidade de Maryland
Ciência

Transplante de coração de porco em humano é realizado pela segunda vez

O procedimento aconteceu na última quarta-feira, 20, em um paciente de 58 anos

Redação Publicado em 25/09/2023, às 15h42

Na última quarta-feira, 20, um homem de 58 anos, identificado como Lawrence Faucette, recebeu o transplante de um coração de porco geneticamente modificado. Ele se tornou o segundo paciente do mundo a recepcionar este tipo de órgão. A prática de transplantar órgãos de animais em humanos se chama xenotransplante.

O procedimento atual, tal como o primeiro envolvendo um coração de porco, feito no ano passado, foi realizado por especialistas da Escola de Medicina da Universidade de Maryland. Porém, o primeiro receptor do órgão morreu dois meses depois da cirurgia devido “a uma multiplicidade de fatores, incluindo seu pobre estado de saúde”, de acordo com comunicado emitido na última sexta-feira, 22, pela universidade. 

O segundo transplante do tipo ocorreu em razão de uma doença vascular pré-existente e complicações hemorrágicas internas que o paciente possuía e o impedia de receber um órgão humano. Segundo repercutiu o portal de notícias do UOL com informações da AFP, caso Lawrence não recebesse o transplante experimental, ele enfrentaria um quadro de insuficiência cardíaca.

Outros detalhes 

Antes do procedimento, Lawrence disse: “Minha última esperança era o coração de porco, o xenotransplante”, e completou: “Pelo menos agora eu tenho uma esperança e uma chance”. Além disso, a universidade informou que, depois da cirurgia, ele respirava sem a ajuda de aparelhos e o novo órgão funcionava bem, “sem qualquer assistência externa”.

coração órgão Porco paciente transplante

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência