Montagem com fotografia de Alexander Litvinenko e Putin - Divulgação/Youtube/Frontline Club/5 de fev. de 2015 / Getty Images
Rússia

Tribunal responsabiliza governo russo por morte de ex-agente

O inquérito determinou que o assassinato de Alexander Litvinenko foi "provavelmente foi aprovado" por Putin

Penélope Coelho Publicado em 21/09/2021, às 10h10

Nesta terça-feira, 21, o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (ECHR), chegou à conclusão de que a Rússia foi responsável pela morte de Alexander Litvinenko, um ex-agente do país, morto em 2006. As informações são da BBC.

Há 15 anos, Litvinenko — crítico do Kremlin — morreu após ter sido envenenado por polônio, em Londres, na Inglaterra. Acredita-se que a substância radioativa tenha sido colocada em seu chá, por dois agentes de segurança da Rússia.

Desde o início da investigação, a Rússia nega qualquer envolvimento no caso. Entretanto, foi determinado pelo tribunal que o Kremlin não apresentou explicação "satisfatória" sobre o ocorrido. Segundo o inquérito, o assassinato "provavelmente foi aprovado" pelo presidente do país, Vladimir Putin.

Além disso, foi informado que as autoridades russas “não realizaram uma investigação doméstica eficaz, capaz de levar à apuração dos fatos e, quando apropriado, à identificação e punição dos responsáveis pelo assassinato”.

Com a condenação do Kremlin, o tribunal determinou o pagamento de 100 milhões de euros pelos danos morais causados à viúva de Litvinenko. Entretanto, de acordo com a BBC, a mulher rejeitou o pedido de indenização.

Rússia morte notícias Putin envenenamento Tribunal Alexander Litvinenko

Leia também

Putin ordena exercícios militares com armas nucleares a suas tropas


Imagens da superfície do Sol são registradas por sonda


A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico