O ex-presidente Jair Bolsonaro - Getty Images
Jair Bolsonaro

TSE forma maioria para considerar Jair Bolsonaro inelegível

TSE formou maioria para tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível

Giovanna Gomes Publicado em 30/06/2023, às 13h17

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) formou maioria para tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível após julgamento que teve desdobramentos nesta sexta-feira, 30. A inelegibilidade do político se estende até 2030.

Benedito Gonçalves, o ministro Floriano Marques, o ministro André Tavares e a ministra Cármen Lúcia se mostraram a favor da condenação de Bolsonaro e absolvição de Walter Braga Netto. Após o voto do ministro Nunes Marques, acontecerá o voto de Alexandre de Moraes, o presidente da Corte.

Bolsonaro respondeu por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação devido a uma reunião com embaixadores estrangeiros realizada no ano passado, antes mesmo das eleições presidenciais. Na ocasião, ele atacou, sem provas, o sistema eleitoral brasileiro. O encontro foi transmitido ao vivo pelo canal oficial do governo e nas redes sociais do político. 

Com a decisão do TSE, Jair Bolsonaro não poderá se candidatar à presidência, nem mesmo a cargos municipais ou estaduais por um período de oito anos.

Declaração de Bolsonaro

Antes mesmo da decisão da Justiça, o pelista chegou a criticar as autoridades, considerando injusta a realização do julgamento. Segundo o Estado de Minas, o ex-presidente, que embarcava para o Rio de Janeiro no momento da declaração, disse não ter cometido nada de concreto contra a democracia.

É uma injustiça comigo, meu deus do céu. Me aponte algo de concreto que fiz contra a democracia, joguei dentro das quatro linhas tempo todo", disse o ex-presidente.
julgamento notícias Política Bolsonaro TSE inelegível inelegibilidade

Leia também

Estudante de SP registra foto de galáxia a 14 milhões de anos-luz da Terra


Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Quartel da Guerra Revolucionária queimado por britânicos é encontrado nos EUA


Nasa: Quinta lua de Júpiter é capturada na Grande Mancha Vermelha pela primeira vez