Escavações da Catedral de Exeter, na Inglaterra - Divulgação / Exeter Cathedral
Catedral de Exeter

Túmulos misteriosos são encontrados sob catedral inglesa de 900 anos

Arqueólogos encontraram uma série de surpresas sob a antiga Catedral de Exeter, na Inglaterra

Redação Publicado em 04/08/2023, às 16h32

Escavações realizadas recentemente na antiga Catedral de Exeter, na Inglaterra, acabaram resultando em uma série de descobertas surpreendentes.

A ideia inicial era que uma equipe de trabalhadores instalasse um sistema de piso aquecido no local. Porém, para a surpresa de todos, foram encontrados sob o edifício de 900 anos uma cripta medieval, além de túmulos vazios e um altar-mor datado do século 12.

O altar-mor, local onde os sacerdotes realizam os sermões, foi a primeira descoberta desenterrada mais tarde pelo projeto arqueológico Quire, conforme relatado pelo site Live Science.

Em seguida, a equipe de arqueólogos encontrou uma área subterrânea que indicaria a existência de uma cripta sob a catedral.

"Encontramos os pisos enterrados da catedral normanda, que foram vistos pela última vez há cerca de 700 anos, juntamente com o altar-mor original. Atrás do altar, a leste, há uma área surpreendentemente profunda que pensamos ser uma cripta normanda”, descreveu o arqueólogo da catedral, John Allan, conforme destacou a revista Galileu.

Nova compreensão

Essa descoberta arqueológica altera a compreensão anterior sobre o edifício normando original, que se acreditava ter sido construído sem uma cripta, conforme divulgado pela Catedral de Exeter.

Além disso, foram desenterradas tumbas vazias, que, segundo as autoridades da catedral, provavelmente pertenceram aos bispos Robert Warelwast (sobrinho do bispo fundador William Warelwast, falecido em 1155) e William Brewer (que morreu em 1244). Os restos mortais desses religiosos foram transferidos em 1320 de seus túmulos originais.

Fundado em 1050, durante a entronização do primeiro Bispo de Exeter, na presença do Rei Eduardo, o Confessor, e da Rainha Edytha, o edifício em questão passou por uma série de transformações entre os séculos 12 e 14 e continua sendo um exemplo notável de uma igreja de primeira ordem no estilo arquitetônico decorado inglês.

+ Confira aqui o comunicado da equipe responsável pelas escavações.

Inglaterra Igreja notícias arqueologia túmulos catedral 900 anos cripta medieval

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência