O ex-presidente ucraniano Petro Poroshenko - Getty Images
Ucrânia

Ucranianos estão derretendo neve para terem água, denuncia ex-presidente do país

Petro Poroshenko também fez um alerta para que o mundo não confie no líder russo Vladimir Putin

Redação Publicado em 10/03/2022, às 09h38

O ex-presidente ucraniano, que também é um empresário bilionário, Petro Poroshenko, falou sobre a situação da população de seu país, que está em guerra com a Rússia desde que a nação invadiu o território vizinho no último dia 24 de fevereiro.

Em entrevista à BBC de Londres, Poroshenko afirmou que as pessoas estão precisando derreter a neve para poderem ter acesso à água em decorrência da crise humanitária enfrentada pela Ucrânia durante o conflito.

O ex-presidente falou que as dificuldades vão além da falta de água na cidade de Irpin, situada a 20 quilômetros a noroeste da capital, Kiev, onde esteve para ajudar na evacuação de civis nos últimos dias.

Segundo ele, a região não conta com mantimentos básicos como comida ou remédios e também não recebe mais eletricidade e gás, como foi repercutido pelo portal UOL. 

Poroshenko também foi perguntado se pensava que o governo de Vladimir Putin seguiria o que foi estabelecido no acordo de cessar-fogo nas principais cidades ucranianas, além de se manteria os corredores humanitários abertos.

Para o ex-líder ucraniano, suas experiências com o presidente russo foram “negativas” durante seu período no comando na Ucrânia, entre 2015 e 2019, alertando para que o mundo não confie em Putin.

Ele declarou ainda que a população está lutando pela liberdade, democracia e pela Otan (Organização do Tratado do Altântico Norte), tendo que pagar “por isso com o maior preço que puderem — suas vidas e seu sangue".

História Rússia Ucrânia Invasão conflito notícia Petro Poroshenko

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!