Primeiro caso de pneumonia de mulher de 65 anos que contraiu covid completamente vacinada; segunda imagem de homem depois de 1 dose de vacina - Divulgação/Sociedade Radiológica da América do Norte
Coronavírus

Vacinados têm menos danos nos pulmões após infecção de covid-19

Imagens de exames feitas em pacientes na Coreia do Sul revelaram que os imunizados tinham danos mais leves nos pulmões

Redação Publicado em 02/02/2022, às 08h15

Uma análise de imagens feita por pesquisadores sul-coreanos revelou que pacientes vacinados contra a covid-19 apresentaram danos mais leves nos pulmões após contraírem o Sars-CoV-2 em comparação àqueles que foram parcialmente imunizados ou não receberam nenhuma vacina contra a doença.

Os exames foram coletados do banco de imagens Korean Imaging Cohort for COVID-19 (KICC-19), entre junho e agosto de 2021. Os dados usados foram de um grupo de 761 pacientes hospitalizados com o novo coronavírus que estavam na faixa dos 47 anos.

Entre o total de pessoas avaliadas na pesquisa, 47 delas estavam imunizadas com as duas doses; 127 haviam recebido apenas uma vacina e 587 não estavam vacinadas contra a covid-19.

Conforme descrito pelos cientistas no estudo publicado no periódico científico Radiology na última terça-feira, 1, 22% das tomografias computadorizada do tórax dos não imunizados não apresentavam sinais de pneumonia. Para os parcialmente vacinados, esse índice era de 30% e para os que tomaram duas doses, 59%.

Tomografia de homem de 36 anos não vacinado contra a covid-19 e sem comorbidades / Crédito: Divulgação/Yeon Joo Jeong et.al

 

Risco de ter covid-19 em estado grave foi associado pelos especialistas a fatores como diabetes, idade avançada, trombocitopenia e níveis elevados para proteínas como LDH (desidrogenase lática) e C reativa (PCR), como reportou a revista Galileu.

Além disso, o estudo também revelou que a necessidade do uso de ventilação mecânica e a morte hospitalar aconteceu somente entre as pessoas que não haviam recebido nenhuma vacina contra a covid-19. O grupo de imunizados contava com maior parte dos idosos e indivíduos com pelo menos uma comorbidade.

“Após o ajuste para as características clínicas basais, a análise mostrou que os pacientes totalmente vacinados tinham um risco significativamente menor de necessitar de oxigênio suplementar e de internação na UTI do que os pacientes não vacinados”, explicou a principal autora da pesquisa, Yeon Joo Jeong, em nota.

ciência História Coreia do sul notícia pulmão coronavírus covid-19 imunização vacinados

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada