Van Basten, ex-atacante e comentarista holandês - Getty Images
Nazismo

Ex-jogador e comentarista tem salário cortado após saudação nazista

Durante uma transmissão da Fox Sports Holanda, Van Basten disse "sieg Heil", expressão que era utilizada para comemorar vitórias nazistas

Isabela Barreiros Publicado em 04/12/2019, às 08h00

A empresa de videogames EA Sports anunciou ontem, 2, que retirou as cartas de Van Basten do jogo Fifa após o ex-jogador holandês utilizar uma expressão nazista. O caso aconteceu durante uma transmissão no canal Fox Sports Holanda, no qual ele é comentarista.

Van Basten fez piada com o termo "sieg Heil" (viva a vitória, em português), que era frequentemente utilizado durante o período da Alemanha Nazista para comemorar as vitórias conquistadas pelo governo de Adolf Hitler. Depois da partida do Heracles contra o Ajax, pelo campeonato holandês, o comentarista declarou a expressão do estúdio.

Além da punição feita pela EA Sports, a Fox Sports também informou ao público o afastamento do holandês durante uma semana, incluindo a suspensão de seu salário, que será doado ao Instituto Holandês de Documentação sobre a Guerra, no intuito de fortalecer informações importantes sobre a Segunda Guerra Mundial.

“Com uma piada inadequada em um momento inadequado, Van Basten cometeu um erro no último sábado. O que aconteceu é estúpido e inapropriado e a Fox Sports se distancia do que foi dito”, alegou a empresa em comunicado. A EA Sports disse ainda, em nota no próprio jogo, que isso foi feito em "compromisso com a igualdade e a diversidade no jogo".

Futebol Nazismo História Holanda FIFA van basten

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Após 115 anos, navio que desapareceu com 14 tripulantes é identificado nos EUA


Zoológico da China pinta cães para simular pandas e revolta visitantes


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria


Alexandre Nardoni consegue progressão para o regime aberto e será solto