Artefatos encontrados em antiga vila celta da Alemanha - Divulgação/Secretaria Estadual de Preservação de Monumentos da Baviera
Arqueologia

Veja a curiosa vila celta da Idade do Ferro descoberta na Alemanha

Descoberta em Munique, na Alemanha, antiga vila celta possui 2,3 mil anos e teria abrigado até 500 pessoas

Redação Publicado em 13/11/2023, às 08h58 - Atualizado às 17h20

No último mês de outubro, a Secretaria Estadual de Preservação de Monumentos da Baviera, da Alemanha, anunciou a descoberta de uma vila celta de aproximadamente 2,3 mil anos — relativa à Idade do Ferro — em Munique, no bairro de Feldmoching-Hasenbergl. O achado revela, portanto, que aquela região sempre foi uma área procurada e interessante para ser povoada.

+ ‘Cerveja celta’ é feita a partir de análise de pólen de cemitério

O órgão informou a descoberta de pelo menos 2,8 mil itens, que incluem seis poços, nove sepulturas e mais de 100 plantas baixas de casas. Conforme apontado em comunicado pelos pesquisadores envolvidos na descoberta, a comunidade daquela vila era composta por agricultores e ela poderia abrigar até cerca de 500 pessoas.

Artefato encontrado em Munique, na Alemanha / Crédito: Divulgação/Secretaria Estadual de Preservação de Monumentos da Baviera

 

Cidade sempre povoada

Conforme pontua Mathias Pfeil, professor e um dos envolvidos no estudo, "Munique é e era grande. Já há 2 mil anos, as pessoas se aglomeravam aqui". Ele ainda complementa, falando que os achados recentes são importantes para comprovar o que até então era apenas suposição: "Anteriormente, só podíamos supor a existência de grandes assentamentos espalhados pela atual área urbana de Munique."

+ As tesouras de 2,3 mil anos encontradas em tumba celta, na Alemanha

Por fim, Thomas Weingartner, gerente do órgão de Desenvolvimento de Construção de Casas da Baviera, pontua que a área foi povoada em diferentes épocas, ao longo da história, e celebra a descoberta recente:

Estamos felizes com o fato de que esses vestígios emocionantes foram descobertos e avaliados antes que as pessoas se mudem para cá novamente."
Alemanha Mundo descoberta notícias arqueologia Munique Idade do Ferro vila celta

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência