A atriz Ava Gardner é considera uma das mais importantes do cinema americano - Wikimedia Commons
Hollywood

A vida íntima de Ava Gardner

De acordo com biografia, a artista tinha problemas sérios em suas relações, principalmente com seu grande amor, Frank Sinatra

Paola Churchill Publicado em 28/03/2020, às 08h00

Com olhos verdes de gato, cabelos castanhos volumosos e um rosto que parecia esculpido, Ava Gardner encantou toda a Hollywood. 

Nascida em 24 de dezembro de 1922 nos campos da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, Ava é filha de um casal de pobres fazendeiros. O talento da jovem poderia ter passado despercebido, mas, foi uma foto exposta sem grandes pretensões em uma vitrine de um fotógrafo, que chamou a atenção de um caça talentos dos Estúdios MGM.

Ava Gardner e Frank Sinatra no dia do casamento, em 1957/ Divulgação 

 

No começo, era conhecida por seus atributos físicos, que eram muito trabalhados em frente às telas. E foi só em 1946, quando estrelou Os Assassinos (The Killers) adaptação do conto de Ernest Hemingway, que as coisas começaram a mudar.

A atriz fez ainda mais sucesso em O barco das Ilusões (Show Boat), em 1951. Em Mogambo, contracenou com Clarke Gable e Grace Kelly. A atuação lhe rendeu uma indicação ao Oscar daquele ano. Depois disso, Ava já era considerada uma das maiores intérpretes de sua geração.

A vida amorosa

A estrela parecia ter uma grande sorte na vida profissional, mas em seus relacionamentos amorosos não poderia se dizer o mesmo. Assim que chegou a Los Angeles, se apaixonou pela antiga estrela mirim Mickey Rooney e logo se casaram. Rooney, por sua vez, parecia esquecer que era casado, e tinha diversos casos com outras mulheres. Ava não suportou por muito tempo e depois de um ano, pediu o divórcio do ator.

Ava em um ensaio fotográfico/ Wikimedia Commons

 

Tempos depois, conheceu o então o músico de Jazz Artie Shaw, que acreditava ser o amor de sua vida. O artista era culto e podia falar de qualquer coisa com profundo conhecimento, Ava era encantada pela característica. No entanto, o marido queria transformá-la numa erudita. Se ela não acompanhasse seus assuntos, ele a humilhava em frente seus amigos. Assim, a relação teve fim um ano depois também.

Em 1946, estava enfim solteira, porém nunca sozinha. Foi nesse momento de sua vida que conheceu o seu grande amor: Frank Sinatra.

Ava e Sinatra

Gardner escreveu uma biografia junto ao repórter Peter Evans sobre sua vida. Em Ava Gardner: The Secrets Conversations, a diva não esconde nada do jornalista, mas o que ela mais falava era sua relação com o cantor nova-iorquino Frank Sinatra. 

Sinatra era casado com Nancy Barbato, mãe de seus três filhos. Ava estava tendo um relacionamento com o aviador Howard Hughes, mas quando os dois se conheceram os parceiros foram esquecidos: ambos se apaixonaram perdidamente um pelo outro.

O que começou com uma aventura extraconjugal acabou tornando-se algo público que as revistas de fofoca da época adoravam estampar nas manchetes. Além disso, não tinham um momento de paz pois estavam sempre juntos.

A esposa de Sinatra não se importava com o caso, pois sabia que ele sempre voltaria para ela. Mas, quando seu marido pediu o divórcio no dia dos namorados de 1950, a mulher ficou sem chão. Não demorou para que Ava fosse considerada pelo público como a “destruidora de lares”.

No momento, os dois estariam livres para viver o romance, apesar das ameaças que Gadner recebia de fãs enfurecidos. Mas eles não se importavam, tinham um ao outro e era isso que valia. Assim, em 1957, foi então oficializada a união em uma cerimônia simples na Pensilvânia.

Fogo e gasolina

Sinatra sempre dizia que a única coisa que importava era sua música, mas quando encontrou a atriz, ela era a única coisa em sua vida que precisava. Parecia ser o começo de um conto de fadas, mas logo, as coisas começaram a piorar.

De acordo com a biografia, o cantor estava falido após o divórcio e era a estrela hollywoodiana que o ajudava com contas, deixando o homem extremamente descontente com a situação. Os dois bebiam muito e acabavam tendo brigas homéricas dentro do lar.

Após três tentativas de suicídio de Frank e dois abortos de Ava – que afirmava não querer trazer uma criança para um lar tão selvagem – acabaram com mais um divórcio, e a atriz foi para a Europa.

A mulher afirma sentir muitas saudades e disse manter uma boa relação de amizade. Releva que os dois eram perfeitos um para o outro, contudo, não era o momento certo para ficarem juntos. “Independentemente do que eu fizesse, o fato dele depender de uma mulher para lhe pagar algumas contas – a maior parte delas, na verdade – tornava tudo muito pior”.

Final da vida

Garder bem no final de sua vida, não teria uma boa situação financeira. Sofreu um derrame que deixou seu corpo parcialmente paralisado, a impedindo de atuar. Foi por essa razão que decidiu contar a vida ao repórter. “Ou escrevo o livro ou vendo as jóias. E sou um bocado sentimental em relação às minhas jóias”.

Uma semana antes de sua morte, a mulher sofreu uma queda e ficou sozinha, sendo incapaz de se mover até sua governanta chegar. Suas últimas palavras à empregada foram “Eu estou tão cansada”. Ava morreu aos 67 anos, devido a uma pneumonia. Assim que o ex-marido soube da notícia, chorou por muitas horas por não estar naquele momento com sua amada.


+Saiba mais sobre o tema através das obras: 

Ava Gardner: The Secret Conversations (English Edition), Ava Gardner e Peter Evans (2016): https://amzn.to/3cCHDf1

My Way of Life: Joan Crawford (2017) - https://amzn.to/2VMvFto

The Lonely Life: An Autobiography (English Edition) (1962) - https://amzn.to/3cCHDf1

As Mais Famosas Atrizes de Hollywood: 1940 a 1960 - Parte 1: Audrey Hepburn, Ingrid Bergman, Grace Kely, Debora Kerr, Ava Gardner, Claudette Colbert e outras, de Americo Luis Martins da Silva ( 2019) - https://amzn.to/2TuO24E

O que é o cinema?, de por André Bazin e Eloisa Araújo Ribeiro ( 2018) - https://amzn.to/2TJssrR

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Hollywood Oscar filmes Frank Sinatra casamentos Clarke Gable Ava Gardner

Leia também

O que aconteceu com a McLaren que Senna ganhou em aposta?


Herói das pistas: Como foi a primeira vitória de Ayrton Senna no Brasil?


Do kart ao estrelato: As curiosidades sobre a carreira heroica de Ayrton Senna


30 anos sem Senna: O legado do piloto que virou ídolo nacional


Da sessão de fotos barrada ao acidente fatal: 5 fatos sobre a vida de Ayrton Senna


A outra vítima do GP de San Marino: A trágica morte de Roland Ratzenberger