Entenda - Getty Images
Curiosidades

Neste dia, em 1903, uma elefanta era eletrocutada em praça pública

Topsy foi “condenada” pela morte de tratadores e morta num espetáculo grotesco; aviso: imagens (e vídeo) perturbadores

Mariana Ribas Publicado em 04/01/2019, às 09h00 - Atualizado às 14h06

No dia 4 de janeiro de 1903, uma elefanta que foi eletrocutada brutalmente até a morte era o centro das atenções em um circo em Coney Island, Nova York. O acontecimento que se tornou uma história popular muito conhecida,e muitos ainda acreditam que tudo foi causado pela guerra das correntes, uma guerra entre a corrente contínua de Thomas Edison - conhecido hoje pela invenção da lâmpada elétrica incandescente - e a corrente alternada de Nikola Tesla.

Mas os historiadores afirmam que não foi bem isso que aconteceu. A elefanta que se chamava Topsy, logo após nascer, em mais ou menos 1875, foi levada para a manada que participava dos espetáculos de um circo chamado Forepaugh. O circo, como a maioria, sempre deu um jeitinho de fazer com que tudo fosse especial, e contavam histórias inventadas, como a de que Topsy era a primeira elefanta a nascer na América, o que fez com que o animal ficasse reconhecido pela população.

Topsy sendo eletrocutada Wikimedia Commons

Topsy nasceu para ser livre, não admitia ser domada e tinha uma personalidade forte que a fez matar três de seus domadores, um deles era um bêbado que á alimentava com cigarros acesos.  Em 1902, a rebeldia da elefanta fez com que ela matasse um espectador que foi assistir seu espetáculo, e assim se gerou uma reputação de maldição sobre o animal, e fez com que seus donos tomassem uma atitude.

O video algo perturbador de 1903

Diferente do que dizem, não foi Thomas Edison que matou o pobre animal –até porque a guerra das correntes aconteceu dez anos depois da execução de Topsy-  e sim dois empresários que haviam se tornado donos da elefanta, Frederick Thopmson e Elmer Dundy. No mesmo ano, os dois planejaram uma morte por enforcamento lento e doloroso em forma de um grande espetáculo, afinal, eram dois grandes publicitários que sabiam fazer isso muito bem. Mas graças a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais o evento foi barrado.

Só que um ano depois, os dois empresários fizeram um pequeno espetáculo - restrito apenas para a imprensa e espectadores importantes – onde a elefanta foi executada do modo mais cruel: Inicialmente foi envenenada, depois eletrocutada e estrangulada. A história ficou esquecida por mais de 70 anos, e só agora que vem sendo desvendado alguns mitos sobre a morte de Topsy. As imagens e videos que foram captados pela imprensa da época são faceis de encontrar.

Era Industrial História curiosidades EUA Nova York acontecimentos hoje circo Topsy espetáculo Thomas Edison Elmer Dundy Frederick Thopmson

Leia também

Taj Mahal Palace: Alvo de um atentado terrorista, hotel virou campo de guerra


Atentado ao Hotel Taj Mahal: 5 coisas para saber sobre a história real do filme


O Caso Asunta: Veja a verdadeira história por trás da série da Netflix


Bebê Rena: Veja 5 diferenças entre a série e a história real


O Caso Asunta: O que aconteceu com os pais de Asunta Basterra Porto


O que aconteceu com a McLaren que Senna ganhou em aposta?