Marx, Engels, Lenin e Stalin em pintura clássica - Getty Images
Comunismo

Há 172 anos, Karl Marx e Friedrich Engels publicavam o controverso Manifesto Comunista

Em 1848, os teóricos difundiram o texto que moldou a base para toda a ideologia radical

Bethânia Gonçalves Publicado em 21/02/2020, às 08h00

Em 1848, Karl Marx e Friedrich Engels publicaram o Manifesto Comunista, uma das obras mais importantes da História. Por mais que o episódio tenha acontecido há 172 anos, a publicação continua moldando o comunismo moderno.

“Um fantasma ronda a Europa — o fantasma do comunismo”, iniciam os autores. O texto foi primeiramente elaborado para a Liga Comunista, uma organização internacional da qual Marx e Engels faziam parte. Agrupando artesãos e operários europeus, os teóricos passaram a discutir questões de classe durante as reuniões.

Praticamente um panfleto político, o Manifesto consolidou a maioria das ideias que rondava os socialistas da época, agrupando os ideais revolucionários em uma obra só. A luta de classes entre a burguesia e o proletariado assim como a abolição da propriedade privada eram aspectos intrínsecos a análise materialista da sociedade desenvolvida pelos dois.

Crédito: Domínio Público

 

A síntese escrita por eles tornou-se a base do movimento moderno como o conhecemos. Em meados do século 19, eles já proclamavam que "a história de toda a sociedade até então existente é a história das lutas de classes". Além disso, ao final, afirmam: "os proletários não têm nada a perder, a não ser suas correntes. Eles têm um mundo para vencer. Trabalhadores do mundo uni-vos!".

O livro foi primeiramente publicado em Londres, o centro das revoluções que estavam transformando substancialmente a sociedade europeia — com consequências ao redor do globo também.

O momento de mudanças radicais inspirou e empurrou os comunistas ao questionamento sobre o que estava acontecendo na Europa. A complexa relação que estava sendo estabelecida entre as classes sociais fazia com que, mesmo que o trabalhador fosse o maior responsável pela produção nas fábricas, ele continuava em extrema pobreza, em contraste a seus chefes.

Crédito: Getty Images

 

Marx e Engels anteciparam muitos acontecimentos e transformações que viriam a acontecer apenas muito tempo depois. A globalização e revoluções feitas pelo povo são alguns dos exemplos importantes do livro. Mal acabara de ser publicado o Manifesto, acontecia a Revolução francesa de 1848, por exemplo.

As propostas também iam de encontro a muitas das ideias que percorriam o continente naquela época. Sugerir a participação dos trabalhadores no processo político em uma época em que muitos eram contra até mesmo o voto universal fez parte de um movimento radical nas teorias da Europa. Mais que isso: eles defendiam a ideia de que os próprios proletários deveriam conduzir a transformação na sociedade, em um movimento até o comunismo.

Eles acreditavam ainda que isso seria inevitável. A vitória dos trabalhadores colocaria um fim ao capitalismo que estava sendo moldado e continua sobrevivendo até os dias de hoje. Se autodestruindo, o sistema seria substituído pelo socialismo, e, depois, finalmente, pelo comunismo.


++Saiba mais sobre o comunismo por meio dos livros a seguir:

O Manifesto do Partido Comunista, Karl Marx e Friedrich Engels (2019) - https://amzn.to/2RXJjHX

Princípios Básicos do Comunismo e outros textos, Friedrich Engels (2014) - https://amzn.to/2GSDYv6

O Capital [Livro I]: crítica da economia política. O processo de produção do capital, Karl Marx (2017) - https://amzn.to/2RWpIYt

A origem da família, da propriedade privada e do Estado (Edição de bolso), Friedrich Engels (2014) - https://amzn.to/3bUxM3X

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com a BlackFriday e estarão disponíveis até 01/12/2019. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Comunismo Karl Marx História Socialismo Friedrich Engels Manifesto Comunista

Leia também

Bebê Rena: Veja 5 diferenças entre a série e a história real


Linha Direta: relembre o familicídio da família Gonçalves, tema de novo episódio


O Caso Asunta: Entenda o final da série da Netlix baseada em um caso real


O Caso Asunta: O que aconteceu com os pais de Asunta Basterra Porto


Além de Larry: Relembre outros personagens que morreram em "Os Simpsons"


O Caso Asunta: Veja a verdadeira história por trás da série da Netflix