Tim Maia, cantor e compositor brasileiro - Divulgação
Personagem

Há 22 anos, o Brasil se despedia do cantor e compositor Tim Maia

Com um temperamento difícil e um talento excepcional, Maia tornou-se o maior nome do soul em solo brasileiro

Nicoli Raveli Publicado em 15/03/2020, às 00h00

O cantor e compositor Tim Maia marcou a vida de gerações. Através de obras conhecidas, como “Me dê Motivo”, “Vale Tudo”, "Não Quero Dinheiro, Só Quero Amar" e "Descobridor dos Sete Mares", o artista se consagrou como um dos maiores nomes da MPB.

O artista fundou o conjunto musical The Sputniks em 1957, ao lado de Roberto Carlos e outros cantores. Dois anos depois, foi aos Estados Unidos para estudar cinema, mas acabou se envolvendo com drogas e roubo. Logo, foi preso e deportado.

Tim Maia no Teatro da Opinião / Crédito: Wikipedia Commons

 

Em 1970, ele gravou o seu primeiro disco intitulado Tim Maia, que fez um enorme sucesso. Com o passar dos anos, o artista, que tinha um temperamento difícil, começou a apresentar problemas de saúde. O artista foi internado em 1998, após sentir um mal estar durante a gravação de um show no Teatro Niterói. 

De acordo com os médicos da unidade hospitalar Antônio Pedro, Maia apresentava uma crise hipertensa, edema de pulmão e uma pressão instável, além de uma infecção pulmonar. Após a internação, o cantor ficou na UTI em coma induzido, ou seja, respirava com a ajuda de aparelhos e estava sedado.

Marco Antônio Gomes de Andrade, diretor do hospital, relatou que o artista havia apresentado uma melhora do quadro clínico. Como consequência, os especialistas decidiram que diminuiriam a dosagem dos medicamentos para que ele acordasse. Entretanto, sua situação de saúde voltou a se agravar na mesma noite. Na manhã seguinte, ele apresentou uma hemorragia digestiva, que foi controlada pelos médicos. No fim da tarde, eu estado piorou com o avanço da infecção.

Dentro de poucas horas, Maia sofreu parada renal e o hospital emitiu um boletim informando que seu estado era grave. A morte foi anunciada pelo diretor Andrade. Segundo ele, o astro teve uma parada cardíaca e os médicos não conseguiram reanimá-lo. A causa do óbito do carioca foi devido a um choque séptico, quando há um colapso no organismo gerado por uma infecção.

Em seu velório, a prefeitura de Niterói afirmou que o velório do cantor poderia ser realizado no Teatro Municipal da cidade, se fosse o desejo da família. Luiz Paulo Conde, o então prefeito, decretou luto oficial de três dias. 

Tim Maia deixou três filhos, José Carlos, Telmo e Márcia Leonardo e sua morte causou comoção em seus fãs que foram até o hospital para presenciar a saída do corpo até o local do enterro. Enquanto esperavam, eles cantaram a música “Não quero dinheiro”, um dos seus maiores sucessos, que hoje desperta nostalgia em diferentes gerações. 


+Saiba mais sobre o tema com as obras abaixo: 

Vale tudo, Nelson Motta (2014) - https://amzn.to/33n5OtJ 

Até Parece que Foi Sonho. Meus 30 Anos de Amizade com Tim Maia, Fábio (2015) - https://amzn.to/2vVGgI4

101 canções que tocaram o Brasil, Nelson Motta (2016) - https://amzn.to/2wUxWbs

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

morte compositor cantor tim maia Infecção pulmonar

Leia também

Todo Mundo Odeia o Chris: O erro na série que ninguém percebeu


'Casa de repouso' de 3,5 mil anos é descoberta em deserto no Egito


O Caso Asunta: O que aconteceu com os pais de Asunta Basterra Porto


Bebê Rena: Veja 5 diferenças entre a série e a história real


O Caso Asunta: Entenda o final da série da Netlix baseada em um caso real


Linha Direta: relembre o familicídio da família Gonçalves, tema de novo episódio