Fidel Castro, Fulgêncio e Che Guevara - Getty Images
Cuba

Há 61 anos, o ditador Fulgêncio Batista fugia de Cuba, deixando o país nas mãos de Fidel Castro e Che Guevara

Em 31 de dezembro de 1958, o sanguinário militar abandonou seu posto e possibilitou a conflagração da Revolução Cubana, comandada por guerrilheiros revolucionários comunistas

Redação Publicado em 31/12/2019, às 08h00

A pequena ilha caribenha estava no seu auge de agitação política. Grupos revolucionários de esquerda se organizavam continuamente e, liderados por Fidel Castro e Che Guevara, tentavam tomar o poder das mãos do ditador Fulgêncio Batista, que comandava um sangrento regime em Cuba. 

A primeira tentativa de golpe pelos guerrilheiros aconteceu em 26 de julho de 1953. Nesse evento, 165 homens entraram no Quartel-General de Moncada na tentativa de tomar o armamento para a população e iniciar uma revolução com o objetivo de derrubar Batista. O levante, no entanto, resultou em derrota e a maioria dos envolvidos morreram ao fogo das metralhadoras dos militares do governo. Fidel ainda foi preso após a tentativa, condenado a 15 anos de prisão.

O ditador cubano Fulgêncio Batista / Crédito: Wikimedia Commons

 

O evento marca a história do processo revolucionário. Isso porque Fidel fundaria o movimento revolucionário M-26-7, como referência à revolta. Além disso, o tipo de demanda dos revolucionários de 1959 já estava presente em 53: o nacionalismo acentuado e militarista, o desejo pela democracia direta e o forte sentimento contra os EUA. 

As represálias fizeram com que Raúl Castro também se entregasse às autoridades cubanas. Mas os dois foram anistiados por Batista em meio a apelos da opinião pública, que pedia que os dois irmãos fossem liberados das longas condenações. Fidel, então, foi ter refúgio no México, e voltaria apenas em 1956, três anos depois, para, novamente, tentar apoderar-se do governo. 

Ao desembarcar com mais de 80 guerrilheiros, no entanto, eles sofreram com uma enorme retaliação, que assassinou a maioria dos militantes que se estavam se juntando à causa. Apenas uma unidade do Exército foi responsável pelo massacre, mas os sobreviventes — que incluíam Fidel, Che e Camilo Cienfuegos — começaram a executar seu plano, que consistia em invadir a ilha pelo Sul e subir em direção a Havana pelo método de guerrilha.

Crédito: Getty Images

 

Atuando pela região de Sierra Maestra, o grupo de guerrilheiros crescia cada vez mais e suas ações passam a impactar diretamente no enfraquecimento da ditadura de Batista. 

Assim foi, que em 31 de dezembro de 1958, há exatos 61 anos, o militar fugiu de Cuba, durante a madrugada e carregando consigo 40 milhões de dólares. O sanguinário ditador havia abandonado a cadeira de líder do país para refugiar-se na República Dominicana, uma também ilha caribenha. 

Com a derrubada do tirano, os revolucionário tiveram caminho livre para tomar o poder e começar a governar Cuba conforme os moldes anticapitalistas e anti-imperialistas. Instaura-se, assim, a vitória da Revolução Cubana no país. 

Crédito: Getty Images

 


+ Saiba mais sobre os guerrilheiros da Revolução Cubana por meio das obras a seguir: 

1. Fidel Castro. Biografia a Duas Vozes, de Ignacio Ramonet (2016) - https://amzn.to/2KSfQuS

2. Fidel Castro: Uma Biografia Consentida, de Claudia Furiati (2015) - https://amzn.to/2qIX5Dj

1. Che Guevara: a vida em vermelho, de Jorge G. Castañeda (2006) - https://amzn.to/399AwsU

2. Verdadeiro Che Guevara, de Humberto Fontova (2014) - https://amzn.to/2PRkPyP

3. Diário de Che Guevara, de Che Guevara (2015) - https://amzn.to/2PSuPrJ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Comunismo Che Guevara História Fidel Castro Cuba Revolução Cubana ditadura cubana fulgêncio batista

Leia também

'Casa de repouso' de 3,5 mil anos é descoberta em deserto no Egito


O Caso Asunta: O que aconteceu com os pais de Asunta Basterra Porto


Bebê Rena: Veja 5 diferenças entre a série e a história real


O Caso Asunta: Entenda o final da série da Netlix baseada em um caso real


Linha Direta: relembre o familicídio da família Gonçalves, tema de novo episódio


Além de Larry: Relembre outros personagens que morreram em "Os Simpsons"