Bob Marley performando em Estocolmo, Suécia - Getty Images
Personagem

Há exatos 43 anos, Bob Marley sofria uma brutal tentativa de assassinato

Atacado em sua residência, o cantor de reggae mais famoso do mundo quase levou um tiro no coração. Entenda!

Joseane Pereira Publicado em 03/12/2019, às 08h00

Durante os anos 70, a Jamaica vivia um período de desordem política e social. Longe de ser uma pacata ilha do Caribe, o local era comandado por pistoleiros e traficantes, e os dilemas políticos estavam mergulhados na Guerra Fria. Michael Manley, primeiro-ministro socialista, tentava a reeleição enfrentando Edward Seaga, supostamente ligado aos Estados Unidos e à CIA.

Nesse contexto, Bob Marley despontava como um ícone com poder de mobilizar multidões de eleitores, influenciando o destino político do país.

REGGAE: FORÇA DISPUTADA

"Foi a época mais violenta que o país viveu, e Marley era praticamente a única força que poderia unir os dois grupos", afirmou o escritor jamaicano Marlon James. O reggae tinha virado um símbolo popular do país, e o cantor era adorado quase como um líder espiritual.

Foi então que o governo de Manley o convenceu a fazer um show gratuito na capital Kingston, no dia 5 de dezembro, em um evento chamado Smile Jamaica. Apesar de ter uma grande desconfiança com políticos, Bob Marley aceitou a proposta, o que faria com que ele fosse inevitavelmente associado à campanha de reeleição do candidato.

O ATAQUE

Bob Marley com a banda The Wailers na Jamaica, 1972 / Crédito: Gety Images

 

Na noite de 3 de dezembro, sete homens armados invadiram a residência de Marley. No pátio da casa eles encontraram Rita Marley, esposa do cantor, e deram um tiro em sua cabeça. Enquanto três deles cercavam a casa, os outros invadiram a cozinha onde o cantor preparava uma salada de frutas com integrantes de sua banda, o The Wailers.

O que ocorreu ficou descrito pela jornalista britânica Vivien Goldman como uma “cena de fuzilamento em câmera lenta”. Eles dispararam contra os músicos, cujo sangue atingiu as paredes e formou poças no chão. Um dos assassinos mirou no peito de Marley e apertou o gatilho.

"É um mistério como esses homens, que talvez tenham cometido o crime mais temerário e doloroso da história da Jamaica, simplesmente desapareceram", afirmou o escritor Marlon James em seu livro Uma breve história de sete assassinatos. Entretanto, apesar de terem disparado mais de 80 tiros, surpreendentemente ninguém morreu.

DESFECHO INESPERADO

A bala atirada em Marley atravessou seu peito e se alojou no braço esquerdo. Seu agente Don Taylor se jogou sobre ele, e apesar de ter levado cinco tiros no abdome, também sobreviveu. Mas o que mais surpreendeu foi o caso de Rita Marley, cuja bala disparada ficou presa entre seu couro cabeludo e crânio.

Segundo o cantor, eles teriam sobrevivido graças ao espírito do imperador da Etiópia, Haile Selassie, que havia morrido no ano anterior. Para os rastafáris, Selassie era a encarnação de Deus.

Com curativos no peito e braço, Marley se apresentou para a multidão de 80 mil pessoas dois dias após o ataque, indo viajar para os EUA e Londres logo depois. A Jamaica nunca mais seria um lar reconfortante novamente.


+ Saiba mais sobre Bob Marley através das obras abaixo

So Much Things to Say – The Oral History of Bob Marley, Roger Steffens, 2018 - https://amzn.to/35Zavdu

Bob Marley, David Burnett, 2013 - https://amzn.to/2P7jpPg

Queimando tudo: A biografia definitiva de Bob Marley, Timothy White, 1999 - https://amzn.to/2RaIEmm

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

reggae Guerra Fria ataque tentativa de assassinato Jamaica Bob Marley The Wailers

Leia também

Veja detalhes do novo fóssil que pode ter superado a cobra Titanoboa


O príncipe Harry ainda conseguiria assumir o trono britânico?


Além de Larry: Relembre outros personagens que morreram em "Os Simpsons"


30 anos sem Senna: O legado do piloto que virou ídolo nacional


Quatro Dias com Ela: Veja a história real por trás do filme


Do kart ao estrelato: As curiosidades sobre a carreira heroica de Ayrton Senna