Marlon Brando - Wikimedia Commons
Cultura

De coração artificial ao Wi-Fi: 10 invenções criadas por artistas

O mérito intelectual pouco reconhecido de gente do cinema e sua contribuição para o progresso

Marcelo Testoni Publicado em 03/11/2019, às 07h00

Quando um nome do show business busca uma nova atividade que não seja brilhar em frente às câmeras é porque sua carreira declinou ou ele se cansou da fama. Assim fizeram Natalie Portman, estrela de Cisne Negro (2010), que decidiu dar uma pausa na carreira para estudar a evolução da mente em Harvard, e o ator Sam Neill, de O Piano (1993), que obtém renda extra com a produção de uvas da Borgonha que ele introduziu na Nova Zelândia.

Mas, tempos atrás, dividir a atenção entre filmes e projetos paralelos significava desafiar os regimentos de Hollywood. Hedy Lamarr, que protagonizou Sansão e Dalila (1949), por exemplo, se arriscou em querer que os EUA vencessem a Segunda Guerra. “Ela usou seu prestígio para promover um sistema de comunicação que inventou para as Forças Armadas”, revelou, em entrevista à AH, Anthony John Loder, filho da atriz.

Quando se aposentou, Marlon Brando, de O Poderoso Chefão (1972), se rendeu às aulas de música e à fabricação de instrumentos tribais. Por sorte, Lamarr e Brando tinham noção de propriedade intelectual e patentearam seus feitos. “Uma imagem vale mais que mil palavras, mas um protótipo vale milhões!”, palavras do inventor Trevor Baylis no livro 1001 Invenções que Mudaram o Mundo. Alguns ficaram famosos também pelas invenções. Outros, nem tanto.  

1. Paul Winchell – Coração artificial (1963)

Crédito: Wikimedia Commons

 

Durante uma festa, o dublador de Dick Vigarista, vilão da série animada Corrida Maluca (1968-1986), conheceu o cirurgião Henry Heimlich, de quem era fã, e sugeriu a ele a invenção de um coração mecânico para bombear sangue durante operações cardíacas tensas. Sob orientação do médico, Winchell bolou o protótipo, que depois de pronto e patenteado foi doado para a Universidade de Utah. Segundo o próprio astro, “as válvulas e câmaras não eram muito diferentes dos olhos móveis e da boca de uma marionete”.

2. Marlon Brando - Ajuste de tambor (2004)

Crédito: Wikimedia Commons

 

Quando jovem, o galã de Um Bonde Chamado Desejo (1951) apoiou diversos movimentos em defesa dos indígenas norte-americanos, com os quais teve aulas de produção e batuque de bongôs. Mas, como a carreira de ator tomava muito o seu tempo, deixou de lado o passatempo e só foi retomá-lo nos anos 2000, quando se redescobriu como designer de tambores. Ele criou um tipo de haste automática (nunca fabricada) para ajustar, conforme a força das batidas, a membrana elástica que reveste o instrumento.

3. Florence Lawrencen – Seta sinalizadora (1914)

Crédito: Wikimedia Commons

 

Atuante em mais de 300 filmes até a metade do século 20, entre eles No Tempo do Onça (1934) e Aconteceu Numa Tarde Chuvosa (1936), a atriz canadense radicada nos EUA herdou da mãe inventora a curiosidade por automobilismo e um grande talento para desenvolver peças de carros. Na década de 1910, ela criou um “braço sinalizador automático”, hoje conhecido por seta sinalizadora, e o sistema precursor das atuais luzes de freio.

4. Steven Spielberg – Game de guerra (1999)

Crédito: Wikimedia Commons

 

Se nas telonas ele dirige atores em O Parque dos Dinossauros (1993), nas telinhas de videogames Steven Spielberg conduz jogadores por ruínas e labirintos gráficos. É que, além de diretor de cinema, também é projetista de cenários e roteirista de jogos de aventura e ficção científica das marcas Sony e Nintendo. Em 1999, lançou o primeiro game de tiro em primeira pessoa passado na Segunda Guerra. O sucesso de Medal of Honor obrigou Spielberg a expandir a plataforma do PlayStation para Windows e Macintosh.

5. Hedy Lamarr – Sistema-base do GPS e Wi-Fi (1942)

Crédito: Wikimedia Commons

 

A diva da primeira cena de orgasmo do cinema, no filme Êxtase (1933), é também a inventora da tecnologia-base da telefonia móvel e do sistema de posicionamento global, GPS. Quando criou o salto de frequência, sistema baseado nas várias ondas de som emitidas pelas teclas do piano, Lamarr imaginou aplicá-lo nos aviões e navios de guerra dos Estados Unidos, para despistar radares nazistas. Caro demais, o sistema acabou engavetado e só foi redescoberto na virada do milênio.

6. Bill Nye – Válvulas do Boeing 747 (1969)

Crédito: Wikimedia Commons

 

Quem melhor para apresentar uma série de TV sobre ciência, Eureka (1993-1998), que um cientista da Nasa e engenheiro aeroespacial? Sim, além de ator e anfitrião do Epcot, da Disneyworld, Bill Nye é pesquisador da União Astronômica Internacional, responsável pela reclassificação do planeta Plutão para planetoide, e mecânico da empresa de aviação Boeing, onde atuou na fabricação de válvulas de ajuste de pressão do modelo de grande porte 747.

7. Harry Houdini – Roupa de mergulho (1921)

Crédito: Wikimedia Commons

 

Que Mister M que nada, o primeiro ilusionista a revelar nos palcos segredos e truques de mágicos famosos foi Houdini, na década de 1880. Ele também atuou como dublê e ator de filmes de suspense e ação, como O Mestre do Mistério (1919) e a Ilha do Terror (1920). É dele a patente da primeira roupa de lata e borracha usada por mergulhadores que se aventuram em resgates submarinos. Em 1995, um incêndio destruiu boa parte do acervo de protótipos do astro; só sobrou a armação metálica da roupa.

8. Zeppo Marx – Suporte da bomba atômica (1941)

Crédito: Wikimedia Commons

 

O caçula dos irmãos Marx, comediantes de Os Quatro Batutas (1931), era também engenheiro mecânico e proprietário de uma fábrica de engrenagens e correias hidráulicas. Envolvido com a fabricação de bombardeiros da Segunda Guerra, partiu dele a ideia de acoplar no avião Enola Gay argolas de fixação e transporte da bomba atômica lançada em Hiroshima, no Japão. Em 1948 o ator anunciou o lançamento de motocicletas com motor cilindrado de alta eficiência e baixa potência

9. Julie Newmar – Meia-calça (1970)

Crédito: Wikimedia Commons

 

Por incrível que pareça a patente dessa peça sensual é da Mulher-Gato, quer dizer, de sua primeira intérprete, na série de TV Batman (1966-1968). Tudo começou quando a atriz, insatisfeita com seu figurino nada provocante, costurou meias de náilon pretas a uma calcinha da mesma cor e foi para o estúdio de gravação. Em poucas semanas, já se viam mulheres nas ruas com as práticas meias-calças nudemar, chamadas assim por delinearem a nudez de Newmar.

10. Walt Disney – Som surround (1940)

Crédito: Wikimedia Commons

 

O áudio limpo e distinto das salas de cinema é obra do pai do Mickey Mouse. Ele foi criado para acompanhar Fantasia (1940), projeto de desenho animado e música clássica que Disney produziu com o maestro Leopold Stokowski. Insatisfeito com a qualidade do som existente, o cineasta usou nove gravadores ópticos independentes, cada qual com seu próprio microfone, para gravar as partes da trilha sonora. Depois, reproduziu o som por alto-falantes instalados atrás e ao redor da sala.


Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo

The Contender: The Story of Marlon Brando (English Edition), William J. Mann (e-book)

link - https://amzn.to/2qawkXK

Walt Disney. O Triunfo da Imaginação Americana, Neal Gabler (2016)

link - https://amzn.to/2qeJnr2

Hedy Lamarr: An Incredible Life, William Roy (e-book)

link - https://amzn.to/2PBrXzx

1001 invenções que mudaram o mundo, Jack Challoner (2014)

link - https://amzn.to/2WDeFnF

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

História Cinema Walt Disney tecnologia Steven Spielberg atriz inventores artistas astros Hedy Lamarr Paul Winchell

Leia também

Afinal, a família Bridgerton existiu na História?


Bridgerton: Veja diferenças entre a série e o livro de Julia Quinn


Assassinato em alto mar: Veja o novo tema do Linha Direta


Ashley Madison: Filho de Joe Biden foi afetado pelo vazamento de dados do ‘site da traição’


O Caso Asunta: Veja a verdadeira história por trás da série da Netflix


'A Órfã' da vida real? Conheça a turbulenta história de Natalia Grace