Elizabeth Taylor em Cleópatra (1963) - Getty Images
Personagem

Cleópatra: O verdadeiro rosto da última rainha do Egito

As características da rainha ptolomaica já foram estudadas, mas muitos ainda acreditam na versão hollywoodiana

André Nogueira Publicado em 18/01/2020, às 07h00

Muitos de nós temos fixa na cabeça uma imagem de Cleópatra: branca, magra, bonita e com um nariz fino. Essa imagem, retratada no filme Cleópatra (1963), é uma das principais construções da imagem da rainha.

Porém, não faz sentido que a beleza de Cleópatra seja fruto dos traços europeus.O Egito tinha influências helenísticas, núbias e semitas, o que está bem longe da imagem caucasiana conhecida. A dúvida que restava era: como então era o rosto de Cleópatra?

Em 2017, a egiptóloga Sally-Ann Ashton, da Universidade de Cambridge, embarcou numa pesquisa para reconstituir o rosto da rainha e elencar como seriam os seus traços físicos.

Para tanto, Ashton utilizou diversas gravuras de moedas antigas e bustos ou esculturas que representavam a rainha no templo de Dendera para traçar o perfil étnico de Cleópatra. O resultado, como repercutido pela BBC em 2008, mostra uma mulher de etnia mista, apresentando traços egípcios e também da herança grega.

O rosto de Cleópatra imaginado por pesquisa /Crédito: Reprodução/Five

 

A partir da pesquisa, foi possível concluir que Cleópatra tinha um grande nariz, queixo pontudo e lábios finos. Além disso, também tinha aproximadamente 1,52 m de altura e pele escura.

A Rainha Cleópatra VII Filopátor governou os reinos do Egito entre 51 e 30 a.C. e fazia parte da última dinastia de faraós. Ela governou durante a invasão romana e conseguiu manter a autonomia de seu reino relevante. De educação culta e tradicionalmente egípcia (mesmo sendo de ascendência macedônica), ela falava nove línguas.

Egito Antigo Faraó Cleópatra Marco Antônio Júlio César pesquisa Período ptolomaico Universidade de Cambridge

Leia também

A outra vítima do GP de San Marino: A trágica morte de Roland Ratzenberger


Drogas e morte precoce: o declínio da atriz Dana Plato


O Caso Asunta: Veja a verdadeira história por trás da série da Netflix


Bebê Rena: Suposta perseguidora da vida real critica série: 'Eu sou a vítima'


Bebê Rena: Veja 5 diferenças entre a série e a história real


Quatro Dias com Ela: Veja a história real por trás do filme