Zuzu Angel, a estilista militante - Wikimedia Commons
Brasil

Zuzu Angel: uma estilista contra a Ditadura Militar Brasileira

Após o desaparecimento de seu filho Stuart, Angel foi opositora ferrenha ao regime

Joseane Pereira Publicado em 07/11/2019, às 08h00

No dia 5 de junho de 1921, no município de Curvelo, Minas Gerais, nascia Zuleika Angel Jones. Em sua trajetória, a mineira ficou conhecida mundialmente pelas roupas que produzia como estilista, influenciada pela cultura e pelas cores do Brasil - principalmente da Bahia, onde passou a juventude. O estilo de suas criações misturava renda, seda e fitas com estampados folclóricos e regionais, como papagaios e borboletas.

Mas não foi apenas no mundo da moda que Zuzu Angel marcou história. Ela também foi uma grande opositora da Ditadura Militar Brasileira, após a captura e assassinato de seu filho Stuart Angel pelo regime.

O FILHO

Aos 25 anos, Angel se casou com o estadunidense Norman Angel Jones. Após passar algum tempo no Rio de Janeiro, o casal se mudou para Salvador, onde teve seu primeiro filho, Stuart Edgar Angel Jones. Após ele, viriam duas garotas: Ana Cristina e Hildegard.

Zuzu Angel e seus filhos Stuart, Hildegard e Ana Cristina / Crédito: Divulgação/Instituto Zuzu Angel

 

Na virada dos anos 60 para os 70, enquanto estudava Economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Stuart Jones passou a integrar o Movimento Revolucionário 8 de Outubro, que combatia a ditadura militar no Brasil. Preso em abril de 1971 no bairro de Grajaú, Rio de Janeiro, ele foi levado sob custódia à sede da CISA (Centro de Informações da Aeronáutica).

De acordo com o preso político Alex Polari, que afirmou ter testemunhado o incidente, Stuart foi amarrado às costas de um jipe com a boca colada ao tubo de escape do veículo. Arrastado pelo pátio da base da Força Aérea, ele acabou morrendo por asfixia e envenenamento por monóxido de carbono. O corpo de Stuart nunca foi encontrado.

Em carta entregue por Polari a Zuzu Angel no dia das mães, ele comentava sobre o possível paradeiro de Stuart, que após ser desamarrado teria sido abandonado no chão e suplicado por água durante toda uma noite.

REPERCUSSÕES

Zuzu Angel levou a morte de seu filho ao mundo. Em uma guerra contra o regime e pela recuperação do corpo, ela envolveu na luta os Estados Unidos, pátria de seu marido, e também seu trabalho como estilista. Com base na carta enviada a ela por Polari e em outras evidências, Zuzu denunciou o assassinato ao senador Ted Kennedy, que comentou o caso durante um discurso no Senado dos EUA.

Em seu trabalho, ela criou uma coleção estampada com motivos bélicos, pássaros engaiolados e manchas vermelhas. Um anjo ferido e amordaçado em suas estampas se tornou o símbolo de seu filho, e em 1971 ela realizou um desfile-protesto no consulado brasileiro em Nova York.

Zuzu Angel foi morta repentinamente em 14 de abril de 1976, no túnel que liga a Gávea a São Conrado, no Rio de Janeiro. Em 2014, o envolvimento de agentes da repressão em sua morte foi confirmado: eles teriam jogado a estilista para fora do veículo em movimento. Hoje, o túnel onde ela morreu é chamado Zuzu Angel em sua homenagem.


Saiba mais sobre essa história através das obras abaixo

Cativeiro sem fim: as Histórias dos Bebês, Crianças e Adolescentes Sequestrados Pela Ditadura Militar no Brasil, de Eduardo Reina

Link - https://amzn.to/2ClmzZs

Eu Zuzu Angel Procuro Meu Filho, de Virgínia Valli

Link - https://amzn.to/36IlOYB

Zuzu Angel - Coleção Aplauso, de Sergio Rezende

Link - https://amzn.to/2PWYlNw

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

tortura assassinato Ditadura militar Stuart Angel Zuz Angel estilista

Leia também

Senna x Piquet: A rivalidade para além da Fórmula 1


O Caso Asunta: O que aconteceu com os pais de Asunta Basterra Porto


Bebê Rena: Veja 5 diferenças entre a série e a história real


O Caso Asunta: Entenda o final da série da Netlix baseada em um caso real


Todo Mundo Odeia o Chris: O erro na série que ninguém percebeu


'Casa de repouso' de 3,5 mil anos é descoberta em deserto no Egito