O macaco Tião - Divulgação/Youtube
Brasil

Macaco Tião, o chimpanzé que se candidatou à Prefeitura do Rio de Janeiro

Como forma de protesto político, campanha de Tião arrecadou 400 mil votos dos cariocas

Joseane Pereira Publicado em 04/01/2020, às 09h00

Tudo pela evolução. Para presidente, macaco Tião!

Esse era o slogan da campanha de Tião, o famoso chimpanzé que se candidatou à Prefeitura do Rio de Janeiro em 1988.

Mas tudo foi uma grande brincadeira de protesto promovida pela revista humorística Casseta Popular. Com apoio do deputado Fernando Gabeira (PV), eles lançaram o personagem mais ilustre do Zoológico do Rio para mostrar como estavam difíceis as opções políticas. Caso sua candidatura fosse validada, o símio que recebeu 400 mil votos teria ficado em terceiro lugar - uma ótima colocação.

Seu nome era uma homenagem ao padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, São Sebastião. Durante o crescimento, Tião se tornou amigo das crianças que o visitavam e aprendeu a andar ereto e a fazer caretas. Mas, na década de 1980, ele foi encarcerado em uma jaula no zoológico, se tornando muito agressivo e atirando excrementos nas pessoas. Sua prisão foi justificada pela Rede Globo por ele ser um animal de “hábitos especiais, estilo e intenções diabólicas que a gente nota pelo jeito de olhar”.

Revista Casseta Popular, de 1988 / Crédito: Divulgação

Um dos atingidos por seus excrementos foi o então prefeito do Rio de Janeiro, Júlio Coutinho, que inaugurou a jaula. Ao ser indagado por repórteres do Fantástico sobre o motivo da agressão, o prefeito respondeu que talvez ele não tenha gostado de seu novo lar. Outro político atingido foi o advogado Marcello Alencar – que o venceu nas urnas, durante as eleições de 1988.

Em 1996, aos 33 anos, o chimpanzé Tião faleceu de diabetes. Uma estátua em sua homenagem foi erguida no Zoológico do Rio, e luto oficial foi decretado. Sua fama acabou ficando internacional: a morte de Tião saiu até na imprensa francesa, na primeira página do jornal Le Monde.

 


+Saiba mais sobre política através de grandes obras 

Política, Ideologia e Conspirações. A Sujeira por Trás das Ideias que Dominam o Mundo, Gary Allen (Autor), Larry Abraham (Autor), 2017 - https://amzn.to/2ZN2RRr

Política. Para não Ser Idiota, Mario Sergio Cortella (Autor), Renato Janine Ribeiro (Autor), 2010 - https://amzn.to/37w7Zfq

A filosofia explica Bolsonaro, Paulo Ghiraldelli Jr., 2019 - https://amzn.to/2Fe2je1

A Ciência da Política - Uma Introdução, Adriano Gianturco, 2018 - https://amzn.to/35opqNs

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página. 

chimpanzé campanha macaco Tião prefeitura do Rio de Janeiro símio votos

Leia também

A Maldição de 'Arnold': O que aconteceu com o elenco do seriado?


Bebê Rena: Veja 5 diferenças entre a série e a história real


Senna x Piquet: A rivalidade para além da Fórmula 1


O Caso Asunta: Entenda o final da série da Netlix baseada em um caso real


A história real que inspirou o filme 'O Dia do Atentado'


Tutancâmon: Entenda o que é a Maldição do Faraó