Cápsula Dragon, da SpaceX, que enviou as garrafas de vinho ao espaço - Divulgação / SpaceX
Curiosidades

'Mission Wise': A curiosa missão que enviou vinhos para o espaço

Além da bebida, mudas de videira — planta que dá a uva — foram lançadas para fora da Terra por uma pesquisa

Larissa Lopes, com supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 05/03/2021, às 09h07

A incrível façanha de levar o homem à Lua pela primeira vez aconteceu em 20 de julho de 1969, há quase 52 anos. Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins foram os escolhidos para chegar ao espaço a bordo do Apollo 11.

Além de astronautas, alguns objetos tiveram a ‘sorte’ de sair da Terra e ir para outra dimensão. Tirando urina, fezes e vômito — que já habitaram a Lua na forma de sacos —, itens como martelo, a pena de um falcão e até uma bola de ferro soviética foram deixados no satélite.

Nesse contexto, não se espera que alimentos sejam lançados em solo espacial, já que muitos são perecíveis, isto é, estragam-se com o tempo. Contudo, há um produto que vai em contramão com essa lógica e fica cada vez melhor com o passar dos dias: o vinho.

Em novembro de 2019, doze garrafas de vinho Bordeaux francês foram enviadas para passar um ano de ‘férias’ em órbita. Elas ficariam na Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês), a maior estrutura já montada pelo homem no espaço, finalizada em 2011.

Lançamento da espaçonave, em novembro de 2019 / Crédito: Divulgação/EuroNews/Youtube

 

Então, as garrafas chegaram ao destino por meio de uma espaçonave de carga da Northrop Grumman, sob o comando da Space Cargo Unlimited — empresa que se dedica a “aproveitar o potencial da microgravidade espacial para aplicações na Terra”, como diz o próprio site.

Basicamente, a empresa quis enviar, inusitadamente, as bebidas para estudar o efeito da gravidade zero nas bolhas de ar e na sedimentação das garrafas. E, então, verificar se todo esse processo alteraria o sabor do vinho.

Um mês depois, a cápsula SpaceX Dragon enviou 320 mudas de videiras — planta cujo fruto é a uva — dos tipos Merlot e Cabernet Sauvignon. 

A cápsula ficou no espaço de novembro de 2019 a janeiro de 2021 / Crédito: Divulgação/EuroNews/Youtube

 

Também pelo contrato da Space Cargo Unlimited, em parceria com a vinícola francesa Mercier, esse lançamento buscava verificar se o “estresse” da viagem ao espaço e a estadia sem gravidade melhorariam a resistência das plantas — para cultivo na Terra.

A curiosa missão fora repercutida pelo site Olhar Digital. Para Nicolas Gaume, CEO da Space, a finalidade era “encontrar uma solução para como poderemos ter amanhã uma agricultura que seja tanto orgânica quanto saudável e capaz de alimentar a humanidade”. 

“Acreditamos que o espaço tem a chave para isso”, declarou Gaume, em entrevista ao EuroNews.

Passado o tempo previsto, as garrafas e mudas de videiras tiveram de voltar à Terra. No dia 13 de janeiro de 2021, uma segunda-feira, elas fizeram o retorno e pousaram no Golfo do México.

SpaceX's Cargo Dragon spacecraft is returning to Earth today – and among its variety of research payloads are 12 bottles of Bordeaux wine and 320 grape vine canes (of Merlot and Cabernet Sauvignon), sent by European startup Space Cargo Unlimited: pic.twitter.com/dlPPio9s0h

— Michael Sheetz (@thesheetztweetz) January 12, 2021

Nenhum astronauta pôde beber do vinho que fora lançado ao espaço, uma vez que todas ficaram completamente fechadas enquanto estavam em órbita.

Imagem meramente ilustrativa de vinho / Crédito: Pixabay

 

O efeito de ficarem no espaço por esse período será analisado por uma equipe do Instituto do Vinho da Universidade de Bordeaux, na França. Apelidada de “Mission Wise”, a pesquisa deve explorar novas formas de cultivar plantas na Terra e “aumentar sua escala para alimentar mais pessoas".

A previsão, segundo o Olhar Digital, era que uma ou duas garrafas de vinho fossem abertas no mês de fevereiro para uma degustação exclusiva na França, que contaria com os maiores enólogos — os apreciadores de bebidas. Ainda não há informações se o evento realmente aconteceu.

Homem segura uma das garrafas lançadas ao espaço / Crédito: Divulgação/EuroNews/Youtube

 


+Saiba mais sobre o tema por meio das obras disponíveis na Amazon:

Picturing Apollo 11: Rare Views and Undiscovered Moments (Edição Inglês), de J. L. Pickering e John Bisney (2019) - https://amzn.to/2UcNKiD

NASA Mission AS-506 Apollo 11 Owners' Workshop Manual: 50th Anniversary of 1st Moon Landing (Edição Inglês), de Christopher Riley e Philip Dolling (2019) - https://amzn.to/2AEMRbO

Moonshot: The Flight of Apollo 11 (Edição Inglês), de Brian Floca (2019) - https://amzn.to/2XA5LK0

Moonfire - the epic journey of apollo 11 (Edição Inglês), de Colum Mccann (2020) - https://amzn.to/3ePsCqA

Moonbound: Apollo 11 and the Dream of Spaceflight (Edição Inglês), de Jonathan Fetter-Vorm (2019) - https://amzn.to/2Ue8iHo

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W

curiosidades Terra Espaço vinho Bebidas alcoólicas missão espacial

Leia também

Senna x Piquet: A rivalidade para além da Fórmula 1


O Caso Asunta: O que aconteceu com os pais de Asunta Basterra Porto


Bebê Rena: Veja 5 diferenças entre a série e a história real


O Caso Asunta: Entenda o final da série da Netlix baseada em um caso real


Todo Mundo Odeia o Chris: O erro na série que ninguém percebeu


'Casa de repouso' de 3,5 mil anos é descoberta em deserto no Egito