Revolucionários mexicanos em Tampico (Tamaulipas, próximo ao Golfo) usam os clássicos sombreiros em meio à cavalgada - Getty Images
América

Revolução Mexicana: há 109 anos, começava uma das maiores revoluções do século 20

Com o Plano de San Luís, Francisco Madero convocou o povo mexicano à luta contra um ditador. Entretanto, os eventos tomaram rumos inimagináveis

André Nogueira Publicado em 19/11/2019, às 08h00

Sete anos antes dos russos se levantarem contra o czar, uma revolução nacional tomava o México contra um ditador e em favor de projetos nacionais e regionais modernos. Porfírio Diaz foi ditador do país desde 1884, vencendo eleições fraudadas que o mantinham no poder. Responsável pelas primeiras reformas nacionalistas que foram implementadas em peso após a Revolução, seu governo foi caracterizado pela violência e desenvolvimento.

Porfírio Diaz e Francisco Madero / Crédito: Wikimedia Commons

 

No entanto, a oposição de Diaz constantemente aumentava, pois seu despotismo e os entraves que fornecia ao desenvolvimento do México como Estado liberal fizeram com que a elite agrária do norte do país, comandados por Francisco Madero, organizassem um movimento nacional visando a derrubada do presidente.

O processo de derrubada de Porfírio Diaz foi longo e envolveu uma eleição: em 1910, foi realizada uma votação entre Madero e Diaz para a presidência, mas antes que o evento ocorresse, Madero foi preso em San Luís Potosí, por suposta incitação à rebelião. Uma fachada para que a reeleição do presidente não fosse impedida. Fugindo da prisão, Madero se refugiou no sul dos EUA.

Camponeses mexicanos posam para a foto em plena revolução / Crédito: Getty Images

 

Lá, criou o Plano de San Luís, no dia 20 de novembro de 1910, que marcou o início da Revolução Mexicana: naquele documento, convocava todo o povo mexicano a pegar em armas contra Porfírio, declarando inválida sua reeleição, assim como parte do aparato do Estado. Também se declarou Madero presidente do México e apelou-se ao Exército para que integrasse às forças revolucionárias.

A partir de então, diversos levantes se iniciaram por todo o país, o que incluía diversos grupos indígenas que não se viam representados nem por Porfírio nem por Madero. O principal nome desse movimento foi Emiliano Zapata. Desde 11 de novembro, tropas do exército e grupos revolucionários entraram em conflitos sangrentos nas ruas do país.

Muitos diretores de Hollywood levaram suas câmeras para o México revolucionário atrás de imagem de Pancho Villa, cujas imagens foram usadas para criar o esteriótipo do mexicano nos EUA / Crédito: Domínio Público

 

Nesse cenário, Madero retornou ao México, liderando o movimento nacional (o que resultou na sua eleição oficial como presidente). Porém, os movimentos que protagonizaram a Revolução Mexicana eram, muitas vezes, antagônicos. Um exemplo pode sere encontrado no conflito constante entre o projeto burguês de democracia liberal de Madero com o projeto de reforma agrária e reafirmação das formas tradicionais de organização, do lado de Zapata e Pancho Villa.

Por esse motivo, um dos eventos mais estranhos da revolução é completamente compreensível: diferentes de Madero, que entrou na Cidade do México para ficar, as tropas nortenhas de Villa e sulistas de Zapata se juntaram nos arredores da capital e invadiram a cidade com unidades indígenas, ocuparam o Palácio do Governo, sentaram-se à mesa da presidência, e foram todos embora para suas províncias.

Isso ocorreu porque nem Zapata nem Villa pretendiam governar o México, pois seus projetos políticos eram regionais e autônomos, e não um projeto nacional.

Villa e Zapata sentaram-se no Trono Presidencial só para sentir o gostinho / Crédito: Wikimedia Commons

 

Toda a resistência que ocorria desde 20 de novembro deu frutos em 25 de maio de 1911, quando Porfírio Diaz entrega a declaração de renúncia à Câmara dos Deputados. Diante desse ato, o México oficialmente passava por uma Revolução.

A estrutura política do Estado passaria por diversas mudanças e os eventos seguintes ocorreram de forma confusa e esparsa. Muitos líderes da Revolução, como o próprio Madero enquanto presidente, foram assassinados a bala e a sucessão de líderes ocorreu de forma bastante perigosa até a acomodação da Revolução com Lazaro Cárdenas.

Revoltosos mexicanos e entusiastas dos EUA em Agua Prieta / Crédito: Getty Images

 

A Revolução Mexicana foi um evento extremamente importante para o mundo, sendo a primeira revolução nacional do século 20 e fundando uma era de rebeliões e mudanças estruturais que tornaria o mundo ainda mais complexo.

Seus principais líderes foram Emiliano Zapata, Pancho Villa, Pascual Orozco, Francisco Madero, Venustiano Carranza, Victoriano Huerta e Álvaro Obregón. Os últimos quatro foram presidentes do país e, tirando Huerta, todos morreram assassinados.


Saiba mais sobre esse evento pelas obras abaixo:

1. A Revolução Mexicana, de Carlos Alberto Sampaio Barbosa - https://amzn.to/2Qv9S6G

2. À Sombra da Revolução Mexicana. História Mexicana Contemporânea. 1910-1989, de Héctor Aguilar Camín - https://amzn.to/35hmu5y

3. A fotografia a serviço de Clio: uma Interpretação da História Visual da Revolução Mexicana (1900-1940), de Carlos Alberto Sampaio Barbosa - https://amzn.to/35aTXP4

4. O Vento das Reformas: Lázaro Cárdenas e a Revolução Mexicana (1934-1940) , de Ival de Assis Cripa 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

México armas presidente Revolução Mexicana Pancho Villa Francisco Madero Zapata Derrubada Tiro

Leia também

Bebê Rena: Veja 5 diferenças entre a série e a história real


Linha Direta: relembre o familicídio da família Gonçalves, tema de novo episódio


O Caso Asunta: Entenda o final da série da Netlix baseada em um caso real


O Caso Asunta: O que aconteceu com os pais de Asunta Basterra Porto


Além de Larry: Relembre outros personagens que morreram em "Os Simpsons"


O Caso Asunta: Veja a verdadeira história por trás da série da Netflix