- Crédito: Netflix
Rússia

AH indica: O que achamos de ‘Os Últimos Czares’, série da Netflix

Retratando a ascensão e queda do último czar da Rússia e sua família, o seriado destaca momentos históricos do século 20

Joseane Pereira Publicado em 17/07/2019, às 08h00

Lançada no início do mês pelo serviço de streaming Netflix, a série Os Últimos Czares, dirigida por Adrian McDowall e Gareth Tunley, virou sensação em apenas alguns dias. Alternando a dramatização com cenas reais e relatos de historiadores, a obra ganhou um ar documental importante para se compreender a queda da dinastia Romanov e a ascensão da Revolução Russa.

Em um total de seis episódios, Os Últimos Czares mostra a subida ao poder de Nicolau II, com 29 anos, após a morte de seu pai Alexandre III. O seu reinado, que durou apenas duas décadas, foi marcado pela trágica queda do czarismo diante de pressões econômicas externas, revoltas sociais internas e principalmente pela incompetência do czar. 

Crédito: Netflix

 

Cena após cena, é possível perceber o não-lugar que um governo de feições medievais ocupava na Europa industrializada e liberal do século 20, marcada por reivindicações populares de cunho marxista. 

Personagens históricos como o monge Rasputin e o pequeno Alexei, único filho homem dos Romanov e que sofria de uma doença mortal, são retratados com vivacidade na trama.

Apesar das críticas do povo russo à romantização da família imperial e algumas inconsistências históricas, a série tem o potencial de atingir audiência mundial, levando muitos a conhecer esse relevante episódio da história contemporânea, que não deveria ser esquecido. 

Nicolau II Revolução Russa netflix Rasputin marxismo dinastia romanov Alexei Os Últimos Czares

Leia também

Veja detalhes do novo fóssil que pode ter superado a cobra Titanoboa


O príncipe Harry ainda conseguiria assumir o trono britânico?


Além de Larry: Relembre outros personagens que morreram em "Os Simpsons"


30 anos sem Senna: O legado do piloto que virou ídolo nacional


Quatro Dias com Ela: Veja a história real por trás do filme


Do kart ao estrelato: As curiosidades sobre a carreira heroica de Ayrton Senna