Ilustração do descobrimento do Brasil - Wikimedia Commons
Brasil

Obra de Roberto R. Martins desmitifica a história de uma das maiores capitanias do Brasil

Segundo o escritor, somente Porto Seguro e Pernambuco teriam prosperado durante o Império Português

Victória Gearini Publicado em 08/01/2020, às 18h00

Pertencente ao Império Português, as capitanias do Brasil foram fundadas para que a Coroa administrasse o território da colônia e pudesse explorar determinadas áreas. A obra Porto Seguro: história de uma esquecida capitania, do escritor Roberto R. Martins, discute polêmicas e curiosidades que envolvem a chegada dos portugueses na América Latina.

Roberto R. Martins nasceu no município de Ipiaú, na Bahia, mas atualmente mora Eunápolis, onde passou a dedicar-se à escrita e à política. Durante a década de 70, tornou-se grande opositor do regime militar e chegou a ser preso em São Paulo. Enquanto estava detido, escreveu o livro Anistia Ontem e Hoje.

Ao longo dos anos, o renomado escritor emplacou diversas obras, como O Prefeito e a novela O Usuário. Com temas de cunhos sociais e históricos, o escritor lançou a obra Porto Seguro: história de uma esquecida capitania, editada pela Assembleia Legislativa da Bahia, em 2018. Fruto de uma vasta pesquisa, o livro não é uma obra acadêmica, pois abrange o público em geral com seu estilo jornalístico.

Crédito: Wikimedia Commons

 

Dividido em três partes, o livro discute os 500 anos da chegada dos portugueses. A primeira parte discute a descoberta e roteiro de navegação de Cabral. O esquecimento compõe a segunda parte e aborda quatro séculos da capitania de Porto Seguro. Por fim, a redescoberta mostra como a cidade está hoje, após todo o seu processo histórico.

“Depois de alguns anos, Roberto Martins volta a nos brindar com uma obra de natureza historiográfica, nos oferecendo, agora, um consistente estudo sobre o processo de formação e de evolução da região da antiga Capitania de Porto Seguro, na qual analisa e busca explicar a sua dinâmica, desde os primórdios da conquista portuguesa até os dias atuais”, disse José Raimundo Fontes.

De acordo com escritos de Capistrano de Abreu e analises de Roberto R. Martins, as únicas capitanias que teriam prosperado foram Porto Seguro e Pernambuco. Outro fato interessante abordado na narrativa foi a história de Pero do Campo Tourinho, o primeiro donatário da capitania, que também foi a primeira vítima da Santa Inquisição no Brasil.

“Ele sabe, como ninguém, que navegar é preciso, que compreender e fazer história é o destino dos homens, mesmo que de forma inconsciente e inintencional”, disse José Raimundo Fontes.


+Saiba mais sobre outras obras de Robero R. Martins

1. Anistia Ontem e Hoje, de Robero R. Martins (2010) - https://amzn.to/35v9oBu

2. Liberdade para os Brasileiros, de Robero R. Martins (1978) - https://amzn.to/2N6tBaw

3. Reflexão como resistência: homenagem a Alfredo Bosi, de Vários Autores (2018) - https://amzn.to/2T5crxR

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Brasil Bahia História livro obra Amazon Robero R. Martins Porto Seguro

Leia também

Conheça 7 livros sobre o homem que incentivou a Segunda Guerra Mundial


De mortes a acidentes: 6 curiosidades macabras do filme O Exorcista


Suspenses em oferta: 6 livros do gênero repleto de mistérios para você ler


Movimento anti-stratfordiano: As teorias conspiratórias sobre William Shakespeare


História da arte: confira livros que são um prato cheio para os interessados


Cleópatra e Marco Antônio e mais: 5 casais marcantes da história