Tommy Shelby, personagem principal de Peaky Blinders - AlexNick no Pixabay
Séries

Peaky Blinders: conheça 4 temáticas históricas presentes na série

O fenômeno da televisão britânica já abordou diversos momentos da História do mundo em seu enredo

Rafaela Bertolini, sob a supervisão de Isabella Bisordi Publicado em 10/02/2023, às 14h00 - Atualizado em 17/04/2023, às 17h21

Peaky Blinders é, sem sombra de dúvidas, uma das maiores séries da atualidade. Seu sucesso derrubou as fronteiras do Reino Unido e a produção se tornou conhecida mundialmente, sendo uma das mais buscadas no Brasil em 2020. A produção original da BBC, com Cillian Murphy no papel principal, estreou em 2013 e possui 6 temporadas, sendo que o programa terminou no início de 2022 na Inglaterra.

A série conta a história da família Shelby e sua gangue chamada Peaky Blinders, que comanda a cidade de Birmingham. O seu início acompanha Tommy Shelby, um ex-soldado de guerra e chefe dos Peaky Blinders, que está de volta a sua cidade natal para retomar os negócios ilegais da família.

No entanto, a história da série vai muito além das gangues e do enredo dramático que cativou o público. O sucesso vem também de como a trama se encaixa perfeitamente com os acontecimentos do mundo, passando por importantes momentos históricos. E para você saber como a série abordou essas temáticas, nós selecionamos 4 períodos importantes para a produção e para a História. Confira:

Primeira Guerra Mundial

A série se inicia em 1919, logo após a Primeira Guerra Mundial. Tommy Shelby e seus irmãos haviam acabado de retornar da França, onde lutaram como voluntários pela Inglaterra, na Primeira Guerra Mundial. Peaky Blinders conta como os soldados sobreviventes que retornaram à Birmingham sofreram as consequências dos eventos traumáticos da guerra, passando por momentos de saúde mental debilitada e até mesmo abuso de drogas que serviram como um escapismo para muitos soldados.

A série ainda faz questão de demonstrar como as mulheres precisaram assumir o comando das cidades, ocupando as posições que antes eram ocupadas apenas pelos homens, uma vez que a grande maioria da população masculina foi despachada para lutar na Grande Guerra.


Revolução Industrial e o comunismo na Inglaterra

Birmingham foi o coração da Revolução Industrial da Inglaterra e se tornou uma cidade cheia de indústrias, com predominância da classe trabalhadora. No entanto, com o fim da Primeira Guerra Mundial, novas ideias políticas e sociais começaram a surgir no mundo, como, por exemplo, o comunismo. Os operários, que sofriam muito com as condições precárias dentro e fora do trabalho, começaram a se identificar com o movimento comunista, se tornando ativistas a favor da ideologia.

No entanto, a série sempre mostrou como esses ativistas eram perseguidos, principalmente no período entre guerras, como é demonstrado na primeira temporada com Freddie Thorne e na quarta temporada com Jessie Eden - que questionava principalmente a desigualdade salarial entre homens e mulheres.


Ascensão do nazifascismo

Por ser ambientado no período entre guerras, Peaky Blinders passou a retratar, principalmente na quinta temporada, a ascensão do nazifascismo e as tensões políticas que levariam ao início da Segunda Guerra Mundial. Winston Churchill foi abordado em diversos momentos na série, até mesmo antes dele se tornar o Primeiro-ministro da Inglaterra, apesar de já ter a sua vida política ativa. Com a ascensão no nazismo, o nome de Churchill passou a ser mais presente no enredo.

Na quinta temporada, a aparição de Oswald Mosley, um político de extrema-direita que fundou a União Britânica de Fascistas foi essencial para introduzir a ascensão do nazifascismo na série. A sua chegada a Birmingham estremeceu a cidade, principalmente pela ameaça ao poder dos Peaky Blinders. O líder Tommy Shelby se encontra em um dilema, onde a sua oposição ao fascismo pode diminuir o poder de sua família, mas os seus ideais tendem para o lado do comunismo, uma vez que sua família tem origem humilde e ascendeu socialmente através das atividades dos Peaky Blinders.


A quebra da Bolsa de Valores de Nova York

Quando a Bolsa de Valores de Nova York quebrou no ano de 1929, as consequências foram refletidas mundialmente. Peaky Blinders mostra isso em seu enredo com Michael, sobrinho de Tommy e filho da tia Polly Shelby, que foi enviado para a metrópole a fim de expandir os negócios da gangue mundialmente, mas termina com os planos interrompidos devido à quebra da Bolsa de Valores, que fez com que a família Shelby perdesse todo o seu dinheiro conquistado legitimamente - ou seja, por fora dos atos criminosos de sua gangue.


+Saiba mais sobre as temáticas históricas citadas acima através da Amazon:

A primeira guerra mundial: História Completa, de Lawrence Sondhaus (2013) - https://amzn.to/3GN3sqR

A Primeira Guerra Mundial: Que acabaria com as guerras, de Margaret MacMillan (2014) - https://amzn.to/3GLXuqg

Fábricas e homens: A revolução industrial e o cotidiano dos trabalhadores, de Cristina Meneguello e Edgar Salvadori de Decca (2019) - https://amzn.to/3rzDlgS

ABC do Comunismo, de Nikolai Bukharin e Ievguêni Preobrajenski (2018) - https://amzn.to/3Ktv7Q1

Como funciona o fascismo: A política do “nós” e “eles”, de Jason Stanley (2018) - https://amzn.to/3fJIBck

Personagens do Terceiro Reich: A história dos principais nomes do nazismo e da Alemanha na Segunda Guerra Mundial, de Rodrigo Trespach (2020) - https://amzn.to/3FMkaFu

A crise de 1929, de Bernard Gazier (2009) - https://amzn.to/3mFvu2R

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W

Comunismo Segunda Guerra Mundial Nazismo Revolução Industrial Primeira Guerra Mundial Winston Churchill fascismo Amazon temáticas históricas Peaky Blinders Quebra da Bolsa de Valores de Nova York Oswald Mosley gangues nazifascismo

Leia também

De mortes a acidentes: 6 curiosidades macabras do filme O Exorcista


Suspenses em oferta: 6 livros do gênero repleto de mistérios para você ler


Movimento anti-stratfordiano: As teorias conspiratórias sobre William Shakespeare


História da arte: confira livros que são um prato cheio para os interessados


Cleópatra e Marco Antônio e mais: 5 casais marcantes da história


10 curiosidades sobre a filosofia e livros para estudar o tema