Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Corky

Corky: a orca que vive em cativeiro há mais de 50 anos

Capturada quando tinha cerca de 4 anos, Corky viveu a maior parte de sua vida em um pequeno tanque — a fim de gerar entretenimento

Redação Publicado em 22/10/2023, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A orca Corky - Wikimedia Commons/Abhishek Mitra
A orca Corky - Wikimedia Commons/Abhishek Mitra

A triste história de Corky, uma orca que há décadas vive no SeaWorld San Diego, nos EUA, é um ponto de discussão e debate sobre o tratamento desses animais  em cativeiro.

Corky tinha apenas cerca de 4 anos de idade quando, em dezembro de 1969, foi capturada nas águas do Pacífico Noroeste, perto da Colúmbia Britânica, Canadá.

Ela foi vendida para o parque Marineland do Pacífico, localizado na Califórnia, onde recebeu seu nome. Lá, foi mantida em um tanque com um macho chamado Orky, que seria seu primo.

Perda dos filhotes

O casal ficaria junto por dezessete anos — tendo gerado sete filhotes. Vale destacar que Corky foi a primeira orca a dar à luz em cativeiro, no ano de 1977. No entanto, o filhote não conseguiu mamar e morreu de pneumonia 11 dias depois.

Infelizmente, seus outros seis filhotes também morreriam com pouco tempo de vida, sendo que o que viveu por mais tempo sobreviveu por apenas 46 dias.

Tanque do SeaWorld San Diego, onde Corky vive / Crédito: Wikimedia Commons/DestinationFearFan

Em 1987, Corky foi enviada ao SeaWorld visando fornecer entretenimento ao público do parque aquático. Lá, foi treinada para realizar truques e acrobacias em shows ao vivo. Também foi em San Diego que a orca sofreu sua última perda: foi no local que nasceu seu sétimo e último filhote.

Como mencionou o portal The Sun, a única chance que a fêmea teria de experimentar a maternidade ocorreria ao adotar o filhote de sua companheira de tanque, Kandu Orkid, que morreu durante uma apresentação realizada no ano de 1980.

Triste recorde

Durante décadas, Corky foi uma das principais atrações do parque. Ela participou de numerosas apresentações de entretenimento. Hoje, mais de 5 décadas desde sua captura, a fêmea se tornou um símbolo entre ambientalistas e defensores dos direitos dos animais que lutam pela libertação das orcas.

A orca Corky no SeaWorld / Crédito: Divulgação/vídeo/Youtube/WaterOrca

Em defesa de Corky

É importante destacar que, há vários anos, campanhas pela libertação de Corky e de outras orcas mantidas em cativeiro têm sido realizadas por organizações com esses fins.

Segundo o The Sun, a Animal Charity PETA, por exemplo, realiza campanha para que o animal seja solto em um santuário. Em cativeiro, Corky acabou desenvolvendo problemas de saúde.

Aos 58 anos de idade, ela é parcialmente cega de um olho. O animal também tem dentes desgastados e possui problema nos rins.