Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Mulheres

Celebrar ou protestar? O real significado do 8 de março, Dia Internacional da Mulher

Com uma extensa pauta de reivindicações a ser debatida, a data tem uma realidade que vai além da parabenização feminina

Raphaela de Campos Mello Publicado em 08/03/2020, às 09h00 - Atualizado às 09h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cartão com propaganda anti-sufrágio de 1900 - Getty Images
Cartão com propaganda anti-sufrágio de 1900 - Getty Images

Anualmente, o Dia Internacional da Mulher possibilita que a luta histórica pelos direitos adquiridos ao longo de séculos pelas mulheres seja celebrado e fortaleça as causas que aflingem o gênero. Contudo, existe um intenso debate, ainda mais acalorado com o surgimento das redes sociais, sobre o sentido da data e como ela deve ser revisada.

Em essência, o 8 de Março é uma data reivindicativa, e não comemorativa – e, infelizmente, segue dessa forma. A desigualdade de direitos e as frágeis condições de trabalho enfrentadas pelas mulheres ao redor do mundo continuam na pauta dos movimentos feministas.

Os números apurados pela ONU são contundentes. No mercado de trabalho, homens ganham em média 23% mais do que as mulheres por trabalhos de igual valor. Em certos segmentos populacionais, o índice sobe para 40%.

Além disso, mulheres têm 50% menos chances do que os homens de ter empregos remunerados em tempo integral. Elas estão super-representadas no trabalho vulnerável e informal, muitas vezes sem proteção social, e são sub-representadas na gestão do setor corporativo, detendo apenas 22% das posições seniores de liderança nas empresas.

Na América Latina, 78,1% das mulheres empregadas na região atuam em setores definidos como de baixa produtividade. São as áreas da atividade econômica com as piores remunerações, menor contato com novas tecnologias e, em muitos casos, empregos de baixa qualidade.

No Brasil, 45% dos lares são chefiados por mulheres, segundo pesquisa de 2018 do IBGE. Se elas ganham menos do que os homens, que perspectivas podem oferecer às suas famílias?

Participante da Convenção da Bienal da Mulher segura uma placa de silêncio, em meados de 1910 / Crédito: Getty Images

Falta igualdade

Para ter ideia do quanto avançamos e do quanto ainda nos falta evoluir enquanto sociedades, a Islândia é o único país do mundo que alcançou plena paridade nas oportunidades de trabalho para homens e mulheres, mas ainda não conseguiu a façanha de garantir igualdade de remunerações entre a população economicamente ativa de ambos os sexos.

Não à toa, em 2017, o tema escolhido pela ONU para lembrar o Dia Internacional da Mulher foi “Mulheres no Mundo do Trabalho em Evolução: Um Planeta 50-50 até 2030”. Falta uma década. Pouco provável que em dez anos as reivindicações tornadas públicas pelas mulheres há dois séculos sejam finalmente equalizadas.

“As mulheres ainda lutam por seu reconhecimento pleno no trabalho: não são pagas igual aos homens, sofrem assédios morais e sexuais no ambiente de trabalho e não são respeitadas enquanto gestantes e mães – apenas para citar alguns exemplos mais evidentes, que atingem grande parte das mulheres trabalhadoras, além dos inúmeros direitos ainda negados às mulheres pobres e à ameaça dos direitos conquistados serem destruídos”, denuncia a historiadora Luiza Tonon da Silva, da Uerj.

E a luta continua. Agora tendo as jovens mulheres feministas à frente das reinvindicações nas ruas e também nas redes sociais. Felizmente, elas já provaram que aprenderam a se organizar e a reclamar seus direitos como bem ensinaram suas corajosas antecessoras.