Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Corpus Christi

Por que Corpus Christi sempre é celebrado na quinta-feira?

Data católica é celebrada nesta quinta-feira, 8. Mas por qual motivo Corpus Chisti sempre cai no mesmo dia da semana?

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 08/06/2023, às 00h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
'A Última Ceia' de Leonardo da Vinci - Domínio público
'A Última Ceia' de Leonardo da Vinci - Domínio público

Nesta quinta-feira, 8, é celebrado o Corpus Christi que, em Latim, significa 'corpo de Cristo' A data, comemorada pela Igreja Católica, celebra a "presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho", segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Com exclusividade ao Aventuras na História, o Google informou que as buscas no Brasil por Corpus Christi mais que dobraram na comparação dos últimos sete dias com o período anterior (+150%). As por feriado dobraram (+100%).

O Brasil é o terceiro país no mundo com mais interesse de busca pelo assunto nos últimos sete dias. Os estados que mais pesquisaram o termo, Corpus Christi, são, em ordem: Espírito Santo, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e Rondônia. Já os menos interessados estão situados na Região Norte: Amazonas, Roraima, Amapá, Pará e Acre.

Pensando nisso, o Aventuras resolveu tirar algumas dúvidas sobre o tema. Afinal, por que o Corpus Christi sempre cai na quinta-feira? Quando a celebração surgiu? Saiba mais!

Quinta-feira de Corpus Christi

Para entender o motivo de Corpus Christi sempre cair numa quinta-feira, primeiro precisamos entender a dinâmica de outras duas datas importantes em nosso calendário: o carnaval e a Páscoa.

A segunda delas, aliás, é crucial para definir o calendário, afinal, a Páscoa é celebrada no domingo seguinte à primeira Lua Cheia depois do dia 21 de março — este ano aconteceu dia 9 de abril.

Ovos de páscoa/ Crédito: Divulgação/Pixabay

Definido o dia da Páscoa, estabelece-se a terça-feira de Carnaval, que é sempre 47 dias antes (o que significa o dia 21 de fevereiro neste ano). Já o Corpus Christi é comemorado exatamente 60 dias depois — acontecendo na quinta seguinte ao domingo da Santíssima Trindade; que ocorre do domingo subsequente ao Pentecostes, que cai 50 dias após a Páscoa.

Por fim, conforme recorda matéria do UOL, o Corpus Christi sempre é celebrado na quinta, pois segue uma tradição católica, que aponta que foi neste mesmo dia da semana em que aconteceu a Santa Ceia — quando Jesus Cristo se reuniu com seus doze apóstolos.

Início da celebração

O Corpus Christi começou a ser comemorado pelo papa Urbano IV em 8 de setembro de 1264, quando ele publicou uma bula papal sobre o tema. O documento, que recebeu o nome de "Transiturus", foi responsável por instituir a data e conceder indulgências às pessoas que fossem à missa neste dia.

Conforme relata a BBC, biógrafos apontam que São Tomás de Aquino foi incumbido pelo papa para redigir o rito para a celebração na data. O representante da Igreja Católica, porém, morreu poucos dias depois da celebração, em 2 de outubro, o que atrasou a adesão do feriado. O Corpus Christi só passou a ser comemorado com mais 'ênfase' em 1331, através do Concílio de Vienne.