Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Canadá

93 túmulos anônimos de crianças e bebês indígenas são encontrados no Canadá

Sepulturas foram encontradas nos arredores de um antigo internato religioso, vítimas eram 79 crianças e 14 bebês

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 30/08/2023, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Pixabay
Imagem ilustrativa - Pixabay

Na última terça-feira, 29, foram encontrados 93 túmulos anônimos de crianças e bebês nos arredores de um antigo internato no Canadá. O achado foi feito por uma comunidade indígena no oeste do país.

O achado é só mais um dos casos recentes registrados por lá. Cerca de 1.300 sepulturas anônimas foram encontradas no Canadá desde meados de 2021, toda sempre próximas a centros educacionais religiosos, que receberam crianças indígenas por mais de cem anos.

+ No Canadá, manifestantes derrubam estátuas da rainha Vitória e Elizabeth II

Política colonial

Conforme aponta a AFP, essas crianças eram vítimas de uma política de assimilação forçada. Entre o fim do século 19 e a década de 1990, cerca de 150 mil crianças indígenas foram obrigadas a frequentarem internatos pelo país, onde recebiam uma 'educação' que as afastava de suas culturas, tradições e famílias — mais uma marca da colonização no país.

"O que encontramos foi dilacerante e devastador", declarou, em coletiva de imprensa, a líder do grupo indígena da Primeira Nação de English River Jenny Wolverine. "Até o momento, há 93 possíveis túmulos anônimos, 79 crianças e 14 bebês".

Deixem-me ser clara... este não é um número definitivo", deixando aberto a possibilidade desse número ser ainda maior.

Os túmulos foram achados na província de Saskatchewan, nos arredores de onde ficava o internato de Beauval. O centro educacional foi demolido em 1995, por antigos estudantes, após seu fechamento.