Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Adolescente de 13 anos é a primeira pessoa a vencer jogo Tetris na história

Lançado em 1989, o jogo Tetris só havia sido vencido anteriormente por bots e inteligências artificiais; mas o jovem Willis Gibson mudou isso

Redação Publicado em 04/01/2024, às 08h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Momento em que Willis Gibson, de 13 anos, vence o jogo Tetris em vídeo - Reprodução/Vídeo/YouTube/@bluescuti1771
Momento em que Willis Gibson, de 13 anos, vence o jogo Tetris em vídeo - Reprodução/Vídeo/YouTube/@bluescuti1771

Em 1989, foi lançado um dos jogos digitais mais famosos e populares de toda a história: Tetris. Com a simples premissa de alinhar blocos para acumular pontos, em mais de três décadas muita gente pensou que o jogo seria impossível de ser vencido, até que bots e inteligências artificiais provaram que existe, sim, um final; e recentemente um adolescente norte-americano de 13 anos se tornou a primeira pessoa na história a conseguir superá-lo.

+ Tetris: conheça a história do jogo que virou filme

Conhecido online como Blue Scuti, o jovem Willis Gibson publicou na terça-feira, 2 de janeiro, um vídeo em seu canal do YouTube onde, após quase 40 minutos jogando uma única partida de Tetris, se depara com sua "tela de matar" — quando os blocos começam a cair tão rápido que o jogo não consegue continuar —, e o jogo congela, marcando a pontuação "999999".

De acordo com Vince Clemente, presidente do Campeonato Mundial de Tetris Clássico, ao The New York Times, o feito de Gibson "nunca foi feito por um humano antes. É basicamente algo que todos pensavam ser impossível até alguns anos atrás". Conforme repercutido pelo The Guardian, o adolescente joga em uma televisão de tubo de raios catódicos, e pratica durante cerca de 20 horas por semana.

A vitória de Willis Gibson

Residente do estado norte-americano de Oklahoma, Willis Gibsondedicou sua recente vitória e feito histórico ao pai, Adam, que faleceu no mês passado. O adolescente se tornou um dos principais jogadores competitivos de Tetris dos Estados Unidos desde que começou a jogar, a cerca de dois anos, segundo a 404 Media.