Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Talibã

Afeganistão fecha salões de beleza por ordens do Talibã

O governo do país está sob controle do grupo fundamentalista islâmico desde 2021

Redação Publicado em 04/07/2023, às 10h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia meramente ilustrativa - Getty Images
Fotografia meramente ilustrativa - Getty Images

No último domingo, 2, o Talibã, organização radical islâmica que está sob controle do governo do Afeganistão, ordenou o fechamento de salões de beleza e estabelecimentos com cabeleireiros. 

A restrição é apenas a mais recente entre várias que cerceiam as vidas das mulheres que vivem no país. Desde 2021, quando o grupo extremista se instalou no poder, as afegãs foram proibidas de estudar, ir em academias ou parques e muitas também precisaram abandonar seus empregos.

Além disso, elas são obrigadas a usarem a burca quando saem de casa (véu tradicional que deixa apenas os olhos à mostra), e devem ser acompanhadas por um parente do sexo masculino caso fizerem viagens com um trajeto maior que 72 quilômetros. 

Vivendo sob o controle do Talibã 

Em entrevista à BBC, uma mulher afegã revelou em anonimato como ela se sentia após o anúncio do fechamento dos salões: 

Com esta decisão, eles agora estão privando as mulheres de servirem outras mulheres. Quando ouvi a notícia, fiquei completamente chocada (...) Parece que o Talibã não tem nenhum plano político além de se concentrar nos corpos das mulheres. Eles estão tentando eliminar as mulheres em todos os níveis da vida pública", afirmou ela. 

Outro detalhe de relevância é que a organização fundamentalista islâmica não disse nada a respeito de alternativas aos salões para as mulheres que quiserem um corte de cabelo.