Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Alan Cumming

Ator Alan Cumming devolve medalha que recebeu da família real e cita 'toxicidade'

O ator Alan Cumming recebeu um prêmio de honra por seu trabalho e ativismo com as causas LGBTQIAP+

Redação Publicado em 27/01/2023, às 17h23 - Atualizado às 17h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do ator e ativista Alan Cumming - Getty Images
Imagem do ator e ativista Alan Cumming - Getty Images

O ator escocês Alan Cumming, que não é mais um Oficial da Mais Excelente Ordem do Império Britânico, comemorou seu aniversário de 58 anos, e decidiu compartilhar em seu Instagram o que "fez por si mesmo".

Na publicação, ele anunciou que devolveu sua OBE, escrevendo: "algo que fiz recentemente por mim mesmo". A OBE é o prêmio britânico dado a ele, em 2009, como parte de uma lista de honras de aniversário pela falecida rainha Elizabeth II.

Ele devolveu o prêmio declarando que o papel da monarquia e a maneira como o Império Britânico lucrou com a morte dos povos indígenas, "abriram seus olhos".

"A morte da rainha e as conversas que se seguiram sobre o papel da monarquia e especialmente a maneira como o Império Britânico lucrou às custas (e morte) de povos indígenas em todo o mundo realmente abriram meus olhos", escreveu.

Além disso, felizmente, os tempos e as leis nos EUA mudaram, e o grande bem que o prêmio trouxe para a causa LGBTQ+ em 2009 agora é menos potente do que as dúvidas que tenho por estar associado à toxicidade do império (OBE significa Oficial de o imperio Britânico)."

Prêmio entregue pela rainha 

Alan Cumming recebeu a homenagem durante uma cerimônia de posse, na qual, um membro da família real distribui medalhas em reconhecimento ao serviço exemplar ao Reino Unido. Ele foi homenageado por seu trabalho como ator e por sua campanha pelos direitos LGBTQ+.

Essas medalhas são reconhecidas no aniversário do monarca e nas listas de honras de Ano Novo, da princesa Anne, no Palácio de Buckingham. 

"Estou realmente chocado e feliz por receber esta homenagem", disse na época. Ele também agradeceu por ser reconhecido pelo seu trabalho e ativismo e declarou que o prêmio simbolizava um incentivo. 

"A luta pela igualdade para os A comunidade LGBT nos Estados Unidos é algo pelo qual sou muito apaixonado e vejo essa honra como um incentivo para continuar lutando pelo que acredito ser certo e pelo que considero um cidadão do Reino Unido".

Histórico!

O ator não é o primeiro a devolver ou mesmo recusar um prêmio entregue pela família real britânica. Também o fizeram, David Bowie, o diretor de cinema Danny Boyle e o escritor, CS Lewis

Além deles, também está o beatle John Lennon. Ele, assim como os outros três membros da banda, foi feito Membro do Império Britânico (MBE) em 1965, mas Lennon retornou sua honra quatro anos depois.

"Estou devolvendo meu MBE como um protesto contra o envolvimento da Grã-Bretanha no caso Nigéria-Biafra, contra nosso apoio aos Estados Unidos no Vietnã e contra o Cold Turkey caindo nas paradas", escreveu ele em uma carta, como repercutido pela People.