Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Guinness World Records

Americano de 82 anos bate recorde 71 anos após cirurgia cardíaca

O norte-americano Jim Ward realizou cirurgia no coração em 1952, aos 11 anos, e hoje é a pessoa mais viveu após procedimento; confira!

Éric Moreira sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 27/04/2023, às 09h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O americano Jim Ward - Reprodução/Guinness World Records
O americano Jim Ward - Reprodução/Guinness World Records

Na última quarta-feira, 26, o site oficial do Guinness World Records, o famoso 'livro dos recordes', informou uma nova e surpreendente marca alcançada pelo norte-americano Jim Ward, de 82 anos. Morador da Califórnia, nos Estados Unidos, ele agora é considerada a pessoa que mais viveu depois de uma cirurgia de peito aberto, um complicado procedimento no coração, realizada já há 71 anos, no dia 19 de fevereiro de 1952.

De acordo com a Revista Galileu, na época em que realizou a cirurgia, Ward tinha apenas 11 anos de idade. Apesar da idade, porém, ele apresentava uma grande dilatação em seu coração pois, ao nascer, teve sua válvula pulmonar contraída devido a um defeito cardíaco congênito grave.

Em entrevista ao Guinness, Ward lembrou que sua recuperação, apesar de o procedimento realizado ser extremamente sensível, não foi muito difícil, de forma que ele precisou somente de algumas pequenas adaptações em sua vida. Por exemplo, no primeiro ano depois da cirurgia, não pôde jogar na liga infantil de baseball — mas, depois desse período, voltou a jogar como todos os outros garotos de sua idade.

Foto de Jim Ward quando mais jovem, jogando baseball
Foto de Jim Ward quando mais jovem, jogando baseball / Crédito: Reprodução/Guinness World Records

Além disso, ele também recorda que nem mesmo chegou a sentir dores posteriores. Depois da operação passou apenas uma semana no hospital para se recuperar, e voltou às aulas normalmente depois de dois meses. "Em casa, tive que dormir por um tempo na sala, porque não tinha permissão para subir escadas", acrescenta.

Cuidados na longevidade

Por fim, Jim Ward comentou sobre alguns cuidados que precisa tomar até hoje, afinal, com certeza não pode fazer tudo que fazia aos 12 ou 13 anos. Hoje com 82, conta que só tem como restrição a necessidade de manter os pesos baixos, mas é recomendado que tenha uma vida ativa, praticando caminhadas, natação, ciclismo e até mesmo corridas.

Além da cirurgia aos 11 anos, ele também passou por outros procedimentos no coração, como quando implantou um marca-passo em 2008. Hoje, toma remédios para pressão, mas acredita que a saúde está excelente para a idade.

Devido a sua boa recuperação ao procedimento, além da vida ativa, o médico de família e o cardiologista de Ward também demonstram bastante surpresa com o estado de saúde do idoso, e sentem orgulho por tê-lo ajudado com sua saúde ao longo de anos. O homem ainda aconselha: "Apenas aproveite a vida e mantenha a mente e o corpo o mais ativos possível."