Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Civilizações

Amuletos de divindades em formato de crânios e falos são encontrados nas ruínas de Pompeia

Na antiga cidade destruída pela erupção do Vesúvio, arqueólogos encontraram caixa de tesouros ocultos que pode ter pertencido à uma feiticeira

Isabela Barreiros Publicado em 14/08/2019, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Crédito: Parco Archeologico di Pompei
Crédito: Parco Archeologico di Pompei

Uma coleção de amuletos foi encontrada por arqueólogos em Pompeia, na Itália, mais especificamente em uma residência conhecida como "Casa del Giardino", no parque arqueológico da cidade. O local chama atenção de turistas por ter sido destruído pela erupção Vesúvio em 79 d.C.

Dentro de uma caixa de madeira estavam objetos que, segundo os especialistas, faziam parte do universo feminino da época. Além disso, eles podem ter pertencido a uma feiticeira que, no passado, os usava em rituais. 

Crédito: Parco Archeologico di Pompei

As descobertas incluem pingentes de formas peculiares. Há um amuleto de formato fálico, um punho fechado, um crânio muito pequeno, botões e a figura de Harpócrates, um deus da mitologia grega.

Crédito: Parco Archeologico di Pompei

Massimo Osanna, diretor do sítio arqueológico, explica que os pequenos artefatos contam grandes histórias. "São objetos da vida cotidiana no mundo feminino e são extraordinários porque contam micro-histórias, biografias dos habitantes da cidade que tentaram escapar da erupção".