Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Paleontologia

Ancestral 'blindado' desconhecido dos crocodilos é identificado nos EUA

Encontrado no Texas, o Garzapelta muelleri é um parente dos crocodilos anterior até mesmo aos dinossauros, caracterizado por seu corpo "blindado"

Éric Moreira Publicado em 26/03/2024, às 11h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Representação artística de como seria o Garzapelta muelleri - Divulgação/Márcio L. Castro
Representação artística de como seria o Garzapelta muelleri - Divulgação/Márcio L. Castro

Recentemente, pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, encontraram em escavações, no Condado de Garza, a carapaça de uma espécie de aetossauro — animais anteriores aos dinossauros conhecidos como "blindados" —, ancestral dos crocodilos modernos, até então desconhecido. Segundo a descoberta, foram localizados os ossos de cerca de 70% do corpo da criatura.

A descoberta, por sua vez, foi publicada no dia 11 de janeiro na revista The Anatomical Record, mas foi divulgada oficialmente só no dia 18 deste mês. Sobre o nome da espécie, Garzapelta muelleri, "Garza" se refere ao condado onde o animal foi encontrado, e "pelta" é o latim para escudo, em referência ao seu corpo fortificado. Já o nome de espécie, "muelleri", é homenagem ao paleontólogo Bill Mueller, que o descobriu.

Além disso tudo, fósseis de aetossauros são considerados raros de serem descobertos, e por isso seu comportamento ainda é praticamente desconhecido pela comunidade científica, informa a Revista Galileu. Com um corpo recoberto por placas ósseas e espinhos curvos, estipula-se que estes animais tenham sido extintos há 215 milhões de anos.

+ Na Inglaterra, pesquisadores descobrem ‘parente alado’ antigo de crocodilos

Carapaça descoberta do Garzapelta muelleri / Crédito: Divulgação/William Reyes

Sobre a espécie

"Temos elementos desde a parte de trás do pescoço e ombro até a ponta da cauda", descreve William Reyes, líder da pesquisa, em comunicado. "Normalmente, encontramos material muito limitado."

+ 'Girino assassino' anterior aos dinossauros tem rosto reconstruído por cientistas

As placas ósseas que recobrem o Garzapelta muelleri, chamadas de osteodermas, se assemelham a escamas e, em conjunto com uma série de espinhos, garantiam aos aetossauros uma dura camada de proteção contra predadores, o que faz jus ao título destes animais de "tanques" do Triássico. Vale mencionar que, embora sejam ancestrais dos crocodilos, estes animais eram principalmente onívoros, se alimentando de carnes e de plantas.