Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Antiga praça megalítica é encontrada nos Andes do Peru

Datada de 5.750 anos atrás, a praça é um dos exemplos mais antigos de construção de praça circular na América do Sul andina

Éric Moreira Publicado em 19/02/2024, às 12h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Praça circular encontrada na Bacia de Cajamarca, no norte do Peru - Divulgação/Universidade de Wyoming (UW)
Praça circular encontrada na Bacia de Cajamarca, no norte do Peru - Divulgação/Universidade de Wyoming (UW)

Recentemente, arqueólogos descobriram no sítio arqueológico Callacpuma, localizado no norte do Peru, uma antiga praça megalítica circular que data de cerca de 4.750 anos atrás, durante o período pré-cerâmico tardio. O achado impressiona, visto que esse é um dos exemplos mais antigos de construção de praça circular de toda a América do Sul andina.

Localizado na Bacia de Cajamarca, no norte do Peru, o sítio arqueológico é composto por duas paredes concêntricas de grandes pedras megalíticas depostas verticalmente, que são mantidas em pé sem a utilização de argamassa. A descoberta foi publicada no dia 14 de fevereiro na revista Science Advances.

+ Machu Picchu: A rica cidade perdida dos incas

Segundo o estudo, conforme repercutido pelo Heritage Daily, esse tipo de construção andina antiga é completamente nova para os arqueólogos. "Esta estrutura foi construída aproximadamente 100 anos antes das Grandes Pirâmides do Egito e mais ou menos na mesma época que Stonehenge", comenta o professor Jason Tooley, da Universidade de Wyoming, em comunicado.

Utilização

Segundo os pesquisadores, a forma e o tamanho da construção, bem como a ausência de itens domésticos que sirvam de indício de habitação, sugerem que a praça provavelmente tinha propósito cerimonial para estes antigos povos andinos. Ele teria sido utilizado, ao menos periodicamente, durante o Período Inicial e o Horizonte Inicial (evidenciado por depósitos cerâmicos).

+ 135 sítios arqueológicos relacionados a cultos andinos são encontrados na Bolívia

Essa datação, por sua vez, faz com que a praça circular em Callacpuma seja o exemplo mais antigo documentado de arquitetura monumental e megalítica do Vale de Cajamarca, além de um dos primeiros do antigo Peru.

Provavelmente foi um local de encontro e cerimonial para alguns dos primeiros povos que viveram nesta parte do Vale de Cajamarca," acrescenta Toohey. "Essas pessoas viviam um estilo de vida principalmente de caça e coleta e provavelmente só recentemente começaram a cultivar e a domesticar animais."