Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Iêmen

Ao menos 5 pessoas morrem em ataques promovidos por EUA e Reino Unido no Iêmen

Yahya Saree, porta-voz militar dos houtis, confirmou as mortes por meio de publicação na rede social X, o antigo Twitter

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 12/01/2024, às 08h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
EUA e Reino Unido realizaram bombardeios no Iêmen - Divulgação/vídeo/Youtube/ AFP Português
EUA e Reino Unido realizaram bombardeios no Iêmen - Divulgação/vídeo/Youtube/ AFP Português

Ao menos cinco pessoas morreram nesta quinta-feira, 11, e outras seis ficaram feridas durante os ataques aéreos promovidos pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido contra os rebeldes huthis no Iêmen. As informações partem do porta-voz militar do movimento.

"Estes ataques causaram a morte de cinco mártires e feriram outros seis membros de nossas forças armadas", disse Yahya Saree na rede social X, nesta sexta-feira, 12.

Ele acrescenta que ocorreram 73 bombardeios em diferentes áreas, entre elas a capital Saná e Hodeida, de acordo com a Folha de Pernambuco.

No Mar Vermelho

Segundo a Reuters, esta é primeira vez que o grupo, apoiado pelo Irã, é alvo de ataques desde que iniciou suas hostilidades na navegação internacional no Mar Vermelho no final do ano passado.

Os houthis, que exercem controle predominante no Iêmen, têm atacado rotas marítimas do Mar Vermelho para expressar apoio ao Hamas, um grupo islâmico palestino. Esses ataques impactaram o comércio internacional na principal rota entre a Europa e a Ásia, representando cerca de 15% do tráfego marítimo global.

Os houthis, que assumiram grande parte do Iêmen durante uma guerra civil, prometeram atacar navios ligados a Israel, porém muitas das embarcações atacadas não tinham conexões com o país.