Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Zagallo

Aos 92 anos, morre Zagallo, tetracampeão mundial de futebol

Lenda do futebol brasileiro, Zagallo morreu aos 92 anos na sexta-feira, 5, no Rio de Janeiro

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 06/01/2024, às 00h37 - Atualizado às 00h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Zagallo em 2014 - Getty Images
Zagallo em 2014 - Getty Images

Aos 92 anos, faleceu Mário Jorge Lobo Zagallo, lenda do futebol brasileiro. Único tetracampeão mundial de futebol, Zagallo faleceu na sexta-feira, 5. A informação fora confirmada pela equipe do ex-treinador. 

"É com enorme pesar que informamos o falecimento de nosso eterno tetracampeão mundial Mario Jorge Lobo Zagallo. Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas. Agradecemos a Deus pelo tempo que pudemos conviver com você e pedimos ao Pai que encontremos conforto nas boas lembranças e no grande exemplo que você nos deixa", destaca nota publicada nas redes sociais de Zagallo.

Trajetória

Nascido em Atalaia, Alagoas, Zagallo viveu no Rio de Janeiro. Sua carreira se iniciou no América do Rio de Janeiro, lá no final da década de 1940. Ele transacionou entre as posições de meia e ponta-esquerda como jogador profissional, conquistando duas Copas do Mundo como jogador da Seleção, em 1958 e 1962.

Zagallo também esteve presente na conquista seguinte, em 1970, quando foi treinador da esquadra tricampeã. O tetracampeonato, em 1994, contou com sua coordenadoria técnica, auxiliando o Carlos Alberto Parreira.

Em 1997, quando criticado por ser 'velho demais' para dirigir a seleção brasileira em campo, foi direto em sua resposta.

"Após 50 anos de futebol, ainda estou com muita saúde e completamente lúcido. Jogo tênis sempre quando posso para manter a forma e refrescar a cuca. Minha saúde e meu raciocínio estão completamente intactos. Vocês não acham? As pessoas que me criticam dessa forma são incoerentes. Há dois meses, eu era uma unanimidade", disse ele durante entrevista à Folha de S.Paulo.