Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Livro

Após críticas, livro 'O Avesso da Pele' entra para lista dos mais vendidos

Livro ganhou destaque depois que publicações nas redes sociais criticaram a inclusão da obra na lista do Programa Nacional do Livro Didático

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 06/03/2024, às 10h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa do livro 'O Avesso da Pele' - Divulgação
Capa do livro 'O Avesso da Pele' - Divulgação

Após críticas no Rio Grande do Sul e no Paraná, o livro "O Avesso da Pele" de Jefferson Tenório, entrou para a lista de mais vendidos da Amazon, ocupando o quarto lugar na classificação geral de vendas de livros. Houve um aumento significativo de 125% nas buscas pelo livro no site.

As polêmicas começaram quando publicações nas redes sociais criticaram a inclusão da obra na lista do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), principalmente devido à presença de palavrões no texto.

A diretora da Escola Ernesto Alves, em Santa Cruz do Sul, RS, reforçou as críticas ao pedir o recolhimento do livro pelo Ministério da Educação, citando o "vocabulário de baixo nível". Segundo o portal CBN, o vereador Rodrigo Rabuske também se manifestou nas redes sociais chamando de 'absurdo' a presença do livro nas escolas.

Além disso, a Secretaria de Educação do Paraná também decidiu pelo recolhimento de "O Avesso da Pele", submetendo-o a uma análise pedagógica.

Em resposta, Jefferson Tenório afirmou em suas redes sociais que sua obra está sendo alvo de "censura".

O que conta o livro

"O Avesso da Pele", vencedor do Prêmio Jabuti em 2021 na categoria de Melhor Romance Literário, narra a história de Pedro, um homem negro que, após a morte do pai em uma abordagem policial, busca reconstruir o passado de sua família e compreender sua relação com o pai antes de sua morte.