Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Após décadas de disputa, 750 relíquias roubadas por homem britânico voltam à Itália

Adquirido a partir de escavações clandestinas no país, o vasto tesouro finalmente está retornando para casa

Redação Publicado em 07/06/2023, às 16h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem mostrando um dos artefatos roubados - Divulgação/ Youtube/ euronews
Imagem mostrando um dos artefatos roubados - Divulgação/ Youtube/ euronews

750 artefatos arqueológicos foram recentemente enviados de volta à Itália após décadas de disputas. As relíquias, que teriam sido roubadas durante escavações ilegais, estavam sob posse de Robin Symes, um comerciante de antiguidades da Inglaterra que era muito respeitado antes do público descobrir que ele obteve suas mercadorias através de métodos criminosos. 

O tesouro retornado à sua terra natal vale cerca de 12,9 milhões de euros, conforme repercutido pela CNN. A quantia, vale mencionar, é equivalente a mais de 67 milhões de reais na cotação atual. 

Outro detalhe é que os itens foram imediatamente incluídos em uma exibição do renomado museu Castel Sant'Angel, de forma que poderão ser contemplados pelo público.

O tesouro 

De acordo com informações do portal Artnews, os mais de 700 artefatos são datados de diversos períodos, que vão desde 8 a.C. até a Idade Média. A variada coleção inclui armas, sarcófagos, pedras preciosas, urnas funerárias, obras de arte e móveis de uso doméstico. 

Entre suas relíquias mais valiosas, está uma mesa que teria pertencido à aristocracia do povo etrusco, duas pinturas funerárias, bustos da era imperial e uma pintura de parede que teria feito parte de uma residência nas proximidades do Vesúvio.