Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Após mortes de idosos, asilo no Rio de Janeiro é fechado

A Vigilância Sanitária encontrou comida podre e ambientes sujos no estabelecimento

Redação Publicado em 15/09/2022, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do asilo interditado - Divulgação
Fotografia do asilo interditado - Divulgação

Um asilo de idosos localizado na Ilha do Governador, que fica no Rio de Janeiro, é atualmente alvo de uma investigação por maus-tratos por parte das autoridades cariocas devido à morte de dois pacientes nos últimos meses e à violação de normas sanitárias. 

O estabelecimento, que se chama Casa de Repouso Divina Luz Pensionato, foi interditado pela Vigilância Sanitária nesta quinta-feira, 15. Sua dona, por sua vez, já havia sido detida na última terça-feira, 13. 

As condições do local eram insalubres, segundo descoberto pelo órgão, que encontrou ambientes repletos de sujeira, alimentos infestados com insetos, remédios vencidos, colchões em um estado deplorável e até mesmo a presença de uma cadeira de rodas cercada de fezes no terraço. 

Dos 16 idosos sob os "cuidados" do asilo, quatorze já haviam sido encaminhados de volta para as suas famílias até a publicação desta notícia. Quatro pacientes restaram, e, no caso de dois, seus parentes se recusavam a buscá-los. 

Terceira idade sob abuso 

Vale lembrar que no início de agosto, a cerca de um mês atrás, outro estabelecimento deste tipo foi fechado no Rio de Janeiro. Naquele caso, se tratava da Casa de Repouso Laço de Ouro, que tinha diversos pacientes malnutridos, além de quartos cheirando à urina.