Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Charles III

Após saga como príncipe polêmico, Charles é oficialmente proclamado rei

Cerimônia ocorrida neste sábado, 10, Charles foi proclamado oficialmente rei pelo Conselho

Redação Publicado em 10/09/2022, às 11h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Charles durante a cerimônia - Reprodução/Vídeo
Charles durante a cerimônia - Reprodução/Vídeo

Após 70 anos de reinado de Elizabeth II, o mundo viu seu suspiro final na última quinta-feira, 8. Como consequência, quem assume o trono é Charles, filho mais velho da monarca com Philip, falecido no ano passado. 

Herdeiro do trono, Charles III foi oficialmete proclamado rei pelo Conselho, numa cerimônia ocorrida em Londres. Embora a cerimônia tenha ocorrido só hoje, Charles se tornou rei no momento em que Elizabeth faleceu. Isso porque a lei Rex nunquam moritur ("o rei nunca morre”) estabelece que após a morte de um monarca, assume imediatamente o trono quem estiver em primeiro na linha de sucessão.

Discurso

Em seu discurso, Charlesreconhece a tarefa que encara como rei do Reino Unido com a morte de Elizabeth II.

"No cumprimento da pesada tarefa que me foi confiada e à qual agora dedico o que me resta da minha vida, peço a orientação e a ajuda de Deus Todo-Poderoso", disse ele durante a cerimônia.

Charles também enfatiza que o reinado de Elizabeth foi 'inigualável' em duração, além de dedicação ao cargo que exerceu durante 70 anos.

"O reinado de minha mãe foi inigualável em sua duração, sua dedicação e sua devoção", disse ele.

O novo rei também diz que seguirá o exemplo 'inspirador' da mãe. 

"Vou me esforçar para seguir o exemplo inspirador que me foi dado na defesa do governo constitucional e buscar a paz, a harmonia e a prosperidade dos povos dessas ilhas e dos reinos e territórios da Commonwealth [comunidade de países que reúne antigas colônias britânicas] em todo o mundo", afirmou Charles.