Notícias Roma Antiga

Arqueólogos descobrem afresco erótico num quarto de Pompeia

O desenho representa a união entre a rainha mitológica Leda, mãe de Helena de Troia, com o deus romano Júpiter, retratado com forma de cisne

quarta 21 novembro, 2018
Entenda
Entenda Foto:Getty Images

A rainha Leda encara o mundo com olhar sensual, enquanto apoia entre suas pernas um cisne, que na verdade é o deus romano Júpiter. Essa cena erótica decorava a parede de um quarto de Pompeia, na Itália. Esse é a cena de um afresco que acaba de ser descoberto por uma equipe de arqueólogos.

“Leda observa o espectador com uma sensualidade que é absolutamente pronunciada", explica Massimo Osanna, diretor do parque arqueológico de Pompeia, ao explicar a importância da descoberta. Leda é uma rainha espartana muito citada pela mitologia grega antiga. teria tido filhos de diferentes deuses, incluindo Zeus, e teria sido mãe de Helena de Troia. E a manifestação de Júpiter como cisne também era comum na época.

Notícias Relacionadas

Afresco recém-descoberto em PompéiaReprodução/Cesare Abbate

Retratos da rainha junto com o deus são comuns em duas cidades da Roma antiga, Pompeia e Herculano, ambas destruídas no ano 79 a.C. pela erupção do vulcão Vesúvio. Neste caso, pela riqueza das cores e pelo olhar de Leda, tudo indica que o dono da casa era rico e pagou caro pelo trabalho.

"É o mito do amor, com uma sensualidade explícita em um quarto onde, obviamente, além do sono, poderia haver outras atividades", afirma Osanna.

Mariana Ribas


Leia Mais:

Receba em Casa

Vídeos

Mais Lidas

  1. 1 Crianças que nasceram como resultado do horrível programa Há 82 anos, nazistas começavam seu repugnante programa de ...
  2. 2 Os quatro milênios da Babilônia
  3. 3 Uma tempestade chamada Pagu
  4. 4 Inquisição: A fé e fogo
  5. 5 Marginália: As alucinadas ilustrações dos livros medievais